Comida, Vinhos

Vinho de banana.

Vamos ver se banana dá vinho. Sim, existem muitos relatos de bebidas indígenas Brazucas feitas com banana, mas nunca tentei nenhuma.

Aliás, no mundo inteiro tem bebida feita com banana – em Burundi, na África, o vinho ou “cerveja” de banana é consumido de litro.

Por lá, a banana é amassada em gamelas de madeira ( metade de uma árvore, cavocada como canoa ) com ajuda de um capim da região, misturada com água e depois fermentada em potes fechados por 3 dias.

Importante lembrar que por lá se fala “vinho” ou “cerveja” pra mesma bebida pois os conceitos e as palavras vinho e cerveja não são próprios de Burundi, nem da África.

Os conceitos modernos de vinho e cerveja vieram da Europa, pós Idade Média. Então todas essas bebidas “fora da rota clássica alcoólica”, de tradições milenares e que tinham todas seus nomes próprios, dados pelos povos que as elaboravam…. foram depois rebatizadas pelos “genéricos” vinho ( fermentação de frutas ) ou cerveja ( fermentação de amido ). Principalmente nas “colônias”. E depois padronizado pela indústria alimentícia.

Hm. Nunca tinha pensado nisso né.

A própria “cerveja dos índios”, como os europeus chamaram os cauins e caxiris, é um exemplo de “rebatismo” de uma bebida de nome próprio por outro. Da mesma forma os europeus começaram a chamar de vinho de abacaxi, vinho de jabuticaba, vinho de palma… tudo o que embriagava “que nem vinho” por aqui.

( aparentemente eles chamaram o Cauim de cerveja pois a tradição da insalivação era a mesma de “cervejas” ancestrais européias, por isso o link ).

É, gente. Culpe o Seu Cabral, e não eu, por chamar qualquer vinho de fruta de vinho.

Voltando pra banana.

Nossos cauins e caxiris eram bebidas alcoólicas indígenas espalhadas pelo Brasil inteiro, e diferentes em cada região e etnia.

As mais conhecidas eram de mandioca, de milho ( verde ou seco ), mas também se fazia muita birita de cará, mel, e banana.

Na falta de mais material pra saber exatamente como se fazia o rolê da banana ( agradeço se alguém tiver mais informações, e sem piadinha besta por favor ), o jeito é testar.

Primeiro teste: crua, com casca, pedaços inteiros, água.

#criadosoltobanana

20/9/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas