Sustentabilidade, Divagações

Butiá de Contrabando

Butiá de contrabando.

Fim de semana passado estava lá eu com o Fabrício, da @reservatatui , bebendo um tanto de cachaça infusionada que ele faz por lá e contando um tanto de estrela no céu.

“ Lis, será você poderia levar uma mudinha de butiá lá pra Roberta, já que você vai pra Gonçalves semana que vem ?”

Opa. Contrabando é comigo mesmo.

Voltei eu, dois amigos e o tal do butiá pra Sampa, sacolejando na estrada.

Ficou lá em casa uma semana, Seu Jorge quase plantou o coitado na minha horta, por pouco que ele não fica lá comigo de vez.

Sexta feira, toca pra Mantiqueira. Bota o butiá no porta malas, divide espaço com travesseiro, mala, vinho, café, cachecol. Mínima de 7 graus na serra, melhor levar mais uma blusa.

Essa muda de butiá veio pra morar aqui no @sitio_grauna , que assim como o Fabrício , faz um trabalho lindo de preservação e resgates de espécies. Além de produzirem birita, lógico, coisa importantíssima.

A Reserva Tatuí faz cachaças infusionadas com frutas nativas lá do próprio sítio. A Gurita faz fermentados de frutas nativas e agroecológicas cultivadas… também no próprio sítio deles.

Povo legal de ter por perto. Cuidam da terra e ainda produzem alcoólicos deliciosos, que fogem do sistemão encaixotado do que a maioria de nós conhece como bebida alcoólica.

Claro que junto com o butiá, no meu carro, vieram as cachacinhas infusionadas do Fabrício aqui pra Roberta e pro Davis provarem, e de penetra ainda ficou um petnat de Peverella com Amora da @neusadelucca pra eles ( como eles fazem também espumantes de frutas aqui na @guritabebidas , então é sempre bom conhecer o que os amigos naturebas de outro estado estão fazendo ).

De volta, levei Melomel de amora, Melomel de tuttifruti, petnat de morango, tudo coisa que eles fazem aqui em Gonçalves…. e até uma mudinha de lúpulo de um produtor local que, essa sim, vai pra Sampa morar comigo lá em casa.

O butiá, aqui no @sitio_grauna ? Provavelmente vai frutificar e virar…. Birita, lógico. Esperamos ansiosos os próximos petnats de butiá da serra.

#criadosoltomantiqueira #criadosoltosp

18/7/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas