Comida, Vinhos

Malte de milho.

Germinando milho pra virar… birita.

Faz parte da estudaiada aqui em casa sobre cervejas. Cerveja é só de grãos? Cerveja se caracteriza como? Cerveja tem que ser amarga? Cerveja de milho é cerveja?

Bom, a discussão é enorme, e a pesquisa também.

A chicha, por exemplo, é considerada uma cerveja “ancestral” e a gente encontra muito no Perú, por exemplo. E é uma bebida fermentada feita a de grãos. Na maioria das vezes, de milho.

( daí nossos aluás e cauins se misturam com a história das chichas e é um samba do crioulo doido, mas vamos pular essa parte, af )

Tem as chichas feitas com grãos germinados e tem as chichas feitas com grãos insalivados.

Tanto a germinação ( princípio da maltagem ) quanto a insalivação ( quebra do amido dos grãos e das raizes a partir da ptialina da saliva ) são duas técnicas muito usadas no mundo das cervejas ancestrais.

A versão insalivada eu já testei, e realmente é impressionante como o brix muda em minutos depois que você mastiga a papinha de grãos ou raízes cozida. Mas isso também é história pra um outro post.

A idéia agora é fazer a versão germinada. E tamo aqui, germinando milho crioulo no potinho –
que nem se faz moyashi, trigo, grão de bico, castanhas : coloca no pote, cobre com voal, fica molhando e deixando escorrer pra deixar sempre úmido, até os bichinhos brotarem.

Depois de brotar…. bom, daí eu estudo um pouquinho mais e decido 😅. Vai demorar uns 4 dias ou mais.

11/5/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas