Comida, Sustentabilidade

Beterraba “nose to tail”

                         

Falando aqui de aproveitamento, como sempre…

… pois o “a”proveitamento vem muito antes do “re”aproveitamento: e nem só de porco vive o conceito de “nose to tail”, ou seja, o aproveitamento integral dos ingredientes.

Que tal aplicar esse conceito em cenouras, beterrabas, brócolis?

Não, não é piada não. Muita coisa que “a gente não sabe como usar” a gente acaba jogando fora, como ramas, folhas, talos, cascas, flores.

Exemplo da semana:

Essas beterrabas lindas da segunda foto saíram ontem aqui da horta e já foram inteirinhas pro menu da @enotecasaintvinsaint ( sim, fazem longos 13 anos que a gente bate a cabeça pra aplicar esses conceitos ao máximo por lá ).

Viraram ceviche de beterrabas com seus talos, com leche de tigre de leite de coco e salsão ( sem bicho ) & cebolas bem fininhas.

As folhas de beterraba que sobraram?

As menorzinhas a gente usa no prato de ceviche mesmo, e as maiores ….

…. a gente separa e vão fermentar durante os próximos dias 😬.

Quê? Nunca tentaram fermentar folhas de beterraba? Tentem.

Soca as folhas num pote, 3% de sal, como se fosse um “chucrute” de folha de beterraba.

Curiosidade: folhas de beterraba desse jeito, em fermentação lática ficam com gosto de …. peixe! Pois é. Peixe. Pra combinar com um ceviche sem bicho é perfeito 😅.

( não me perguntem o motivo porque não sei, mas que fica com um gostinho de peixe, fica 😂 )

Aliás, até mesmo quando não fermentadas, são uma delícia em saladas, ou refogadas, ou de qualquer maneira: e como todas as folhas, são riquíssimas em nutrientes, inclusive em nutrientes complementares aos próprios talos e raízes.

É, gente. E pensar que um monte de gente por aí que joga JOGA FORA as folhas quando compra aquele beterrabão lindo em casa 😳.

Última dica: na hora de assar ou ralar as beterrabas, faz com a casca mesmo! Só lavar bem. Isso vale pra muita coisa, desde batata até inhame.

10/9/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas