Receitas & Ingredientes

Flores de Ipê Amarelo

Hoje vai ter ipê amarelo no cardápio… Afinal, a primavera ainda não chegou pelo calendário, mas se a gente perceber bem, ela já começou faz um tempinho.

Essa semana foi vez dos ipês-amarelos de Sampa pipocarem pelas ruas. Pra todo lado que se olhe tem um amarelinho pintando o ceuzão azul. Aqui, na Enoteca, a gente também usa essas flores na cozinha: temos um Ipê lá na nossa horta e, sim…. flor de ipê-amarelo se come.

As flores tem textura suculenta e sabor amarguinho. Além de lindas, dá pra rechear como se fossem flores de abobrinha, servir abafadas ou refogadas, cruas em saladas, em arrozes, pastas, caldos, compotas. Ainda não sabemos o que vamos fazer com elas aqui na cozinha essa semana, mas com certeza entrarão no cardápio.

Ah sim! O ipê também tem várias propriedades medicinais: para inflamações, infecções, dermatites, febres, anemias, verminoses, e age até mesmo como antigripal e antibiótico. Claro que dependendo das partes que utilizamos da planta ( raiz, casca, brotos, flores ), temos efeitos diferentes e indicações também diferentes.

Vale a pesquisa.

18/9/2019
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

11. 3846 03 84

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu

Compras feitas a partir do dia 18 de dezembro serão despachadas após o dia 10 de janeiro.