Divagações, Vinhos

Vinho natural e a ressaca.

criadosoltofinalJPG.057

Pois é. Que quanto menos coisa dentro do vinho melhor, a gente já sabe. É meio óbvio. Mas vamos falar um pouco mais sobre a tal da ressaca, pois muita gente diz que com vinho biodinâmico e vinho natural esse mal desaparece, mesmo bebendo de litro.

Pode ser desculpa de bêbado, mas na realidade a ressaca tem a ver sim com os aditivos e de como o vinho foi feito, entre outros. Agora que já falamos sobre os sulfito e sobre o acetaldeído, vamos a algumas relações entre os dois. Algumas pessoas tem alergia a sulfito, mas são poucas. Por outro lado, maioria tem reações ruins genéricas, de ressaca forte mesmo, que incluem náuseas, dores de cabeça, estômago e insttestinos sensíveis, palpitações, cabeça rodando. Essa ressaca de vinho no dia seguinte, sempre descrita por muitas pessoas como uma das piores ressacas do mundo, é grande parte desencadeada pelo tal do acetaldeído.

criadosoltofinalJPG.027

Lembram? O vinho entra pela boca, todas as partes boas vão pra corrente sanguínea – como os antioxidantes e nutrientes – e as toxinas, como álcool e sulfitos, vão pro fígado, pra dar aquela “depurada” e depois excretar. Pois bem. No fígado, o álcool é conserto à acetaldeído – que chega a ser 10 a 30 vezes mais tóxico que o álcool em si – e depois à acetato, que não é tóxico e excretado tranquilamente pelo corpo. Quem converte o acetaldeído à acetado é a glutadiona. Só que  a glutadiona parece ser particularmente simpatizante à outras drogras, como por exemplo, sulfitos. E na presença deles, ela começa a converter acetaldeído à acetato de maneira mais lenta. Ou seja, fica acetaldeído rodando no teu sangue durante muito mais tempo.

criadosoltofinalJPG.043

Resultado: ressaca das bravas e corpinho debilitado. E isso pois estamos falando somente de álcool e sulfitos. Me parece óbvio que um vinho cheio de aditivos e resíduos de produtos químicos deve só piorar essa situação, e não ajudar em nada. Quer mais ainda? Aparentemente o “mal” colesterol é mais baixo nas pessoas que ingerem vinhos naturais. Sem contar que as uvas são cerca de 50% mais ricas em compostos antioxidantes, como por exemplo, o reverastrol – afinal, as plantas cultivadas de maneiras orgânicas e biodinamica acabam adquirindo mais resistência natural – e uma das defesas das plantas são os antioxidantes.

Essas coisas não foram eu que disse. Foram estudos realizados na Universidade de Roma – Nutrição Clínica ( em 2013 ) e pelo o Departamento de Nutrição Humana de Southampton ( 1996 ). E assim como esses, vários outros endossam o óbvio: menos é mais. 

31/8/2018
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas