Receitas & Ingredientes

Beterrabas.

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Beterrabas! Reza a lenda que antes de se comer a raíz, se comiam só as folhas. Olha a ironia. Hoje as pessoas comem só a raiz e esquecem as folhas. Parece que foram os romanos os primeiros a cultivar beterrabas com o intuito de comer as raízes, mas as espécies já são consumidas a mais de dois mil anos. Vermelhinha e redonda, só a partir do século XVII. Já no XIX, foi desenvolvida uma variedade para extração de açúcar. A cor da beterraba, mais ou menos, dependendo da cor dela, vem da combinação de dois pigmentos: betacianina (pigmento roxo) e betaxanatina (pigmento amarelo). A beterraba vermelha, que conhecemos mais e é mais explorada comercialmente, além de ácido fólico, vitaminas A, K, B1, B2, B5, B6 e B9 (folato); vitaminas C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio…. tem betanina, que é uma antocianina do grupo dos flavonóides – sim, de novo, antioxidantes daqueles que também estão presentes no vinho tinto, e fazem um bem danado pra saúde.
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Cheia de vitaminas, minerais e cositas buenas que ajudam a alcalinizar o corpitcho ( como praticamente todas as plantas ), ela é rica em antixoxidantes ( também como a maioria das plantas ), ajudando na preservação e manutenção geral de tudo. A tal da betaína ( que dá a cor roxa típica ) é ótema para o coraçãozinho e artérias. Suas fibras também são bem boas para o sistema digestivo, e uma série de componentes dela fazem com que o fígado funcione maravilhosamente bem, deixando a metabolização a mil.
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Além de deliciosa e superversátil ( cremes, tortas, bolos, pastas, recheios, doces, saladas, risottos, pães ) ela tem de quebra bastante ferro e é ótima no período menstrual – ou para quem está com deficiência desse mineral. Aqui em casa tem sempre beterraba na horta quase sempre. Ela prefere o clima ameno pra mais friozinho, e pode ser colhida de dois a três meses depois de semeada. #fazendopracomerdepois #saintvinsaint

 

14/4/2017
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