Sustentabilidade, Divagações

Vinho natural é um movimento AGRÍCOLA.

Pouca gente fala disso. Mas existe vinho e existe vinho natural. E vinho natural é um movimento. E é um movimento AGRÍCOLA.

Sim, o movimento de vinho natural é um movimento agrícola, embora muitas pessoas, inclusive do próprio meio, já tenham esquecido disso, e tentem provar por a + b que no vinho “natural”, mais importante que usar uvas orgânicas, que respeitam o solo e o meio ambiente… é vinificar sem insumos enológicos.

Quer fazer seu vinho com uva convencional por que não tem seu vinhedo, por que não consegue, porque não quer, por que não acredita? Nenhum problema. Temos que ter mais gente fazendo vinho em pequena escala. Mas não fale que é vinho natural. Se não existe um cuidado com o cultivo, se a uva não está limpa, o vinho não é natural. Pode ser vinificado naturalmente, sem insumos, mas não é natural no conceito nem no sentido próprio da palavra, como se conhece no mundo inteiro.

Bom, acho que vocês me conhecem razoavelmente pra saber que ainda vou falar muito sobre isso, afinal, já estou nesse mundinho faz um tempo e a maior parte do que chamamos hoje movimento de vinho “natural” no Brasil já virou piada – até mesmo lá fora.

Não é uma roupa hipster ou um rótulo legal que vai fazer do seu vinho um vinho natural. Não é vinificar sem sulfito que vai fazer do seu vinho um vinho natural. Não é não filtrar ou refermentar em garrafa que vai fazer do seu vinho um vinho natural.

Se a galera não entendeu que vinho natural é um movimento de preservação, muito mais do que um movimento de tendências gastronômicas, então ninguém entendeu ainda absolutamente nada.

📍quer ouvir o episódio na íntegra? Esse aqui é só um pedacinho. Vai lá no app da @olapodcasts e segue meu canal, o Criado Solto. Tem link também nos destaques.

| Criado Solto é um podcast original e exclusivo OlaPodcasts |

1/7/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas