Sustentabilidade, Divagações

Tingimento natural de roupas.

Meu mundo é o dos alimentos e bebidas. Vinho natural. Produção agrícola limpa. Mas além da nossa comida e do nosso vinho, tudo que usamos no dia a dia merece ser revisto: o que usamos para limpar a casa, o shampoo que deixamos no banheiro, a roupa que a gente veste.

Buscar uma vida mais sustentável é muito, mas muito mais do que só reciclar o lixo.

Conforme a gente vai se aprofundando nas questões ligadas à sustentabilidade, ciclos fechados, produção artesanal x industrial, a gente se dá conta de que vivemos toda nosssa vida baseada nesses conceitos de produções em massa, oriundas de processos danosos ao meio ambiente. Esse é o nosso modo operante ainda: produções em larga escala, padronizados, poluentes, que não valorizam o trabalho humano, a autenticidade, sequer a natureza.

Conheci pouco tempo atrás a @flaviaaranha , que me apresentou um montão de coisa legal sobre esse mundo da moda que não conheço: tecidos naturais, tingimentos naturais, roupas vivas e feitas por pessoas em condições dignas de trabalho. Assim como ela existem muitos projetos interessantes, embora ainda sejam poucos comparado ao que temos de grande mercado no mundo do vestuário. Mas isso em qualquer setor: o artesanal, o limpo, o justo, o natural, ainda estão fora do nosso sistema industrializado e predador de vida, e não são a maioria.

O tingimento sintético, por exemplo, é um dos processos mais poluentes dentro de toda da cadeia da moda.

A Flávia usa tinturas botânicas como ervas, flores, legumes e raizes. Cúrcuma, acácia, catuaba. Até casca de cebola ela já me disse que usou, e começamos a pirar nesse lance de tingimento natural + desperdício de comida.

Flávia já fez algumas tinturas naturais com restos de restaurantes locais, matando dois coelhos com uma paulada só: o tingimento e o reaproveitamento.

Não conheço nada desse mundo e me embrenhar mais nesses assuntos faz parte da minha longa lista para 2021.

Já troquei até uma idéia com ela para fazermos uns workshops juntas de tingimentos naturais com sobras de alimentos e coisas que normalmente iriam para o lixo.

Ano que vem colocamos de pé! 🧡

#criadosoltosp

28/6/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas