Sustentabilidade, Divagações

Meus artigos gringos: The Preserve & Sowing Seeds.

2020 foi ano de colaborar pra duas revistas gringas que sou super fã, a The Preserve e a @sowingseedsmagazine .

Essa semana chegou pra mim um pacotinho pelo correio: é que saiu meu artigo sobre o movimento de vinho natural brasileiro nessa última edição da revista dinamarquesa @thepreservejournal .

A The Preserve é uma revista de Copenhagen sobre sustentabilidade e alimentação.

Exatamente um ano atrás estava eu aqui, nessa praia, lendo a primeira edição da revista – tinha trazido na mala, voltando de viagem – e me encantei com ela.

Mandei uma mensagem parabenizando, eles me responderam, começamos a bater papo….. e pra minha surpresa ( e honra ) me convidaram para escrever um artigo para eles.

Sobre o que vou escrever? Pensei. Bom, não dá pra escrever sobre outra coisa, vou escrever sobre o movimento de vinho natural no Brasil.

Mas…. o que era pra ser um artigo pequeno se transformou em muitas páginas, pois quanto mais eu pesquisava, mais eu percebia que eu mesma não conhecia a história do vinho do meu próprio país – quiçá os meandros de outros fermentados Brazucas.

Resultado: meses de pesquisa, bunda na cadeira pra escrever ( a quarentena do início do ano ajudou bastante ) e um trabalhão danado nas traduções ( @gchastang fez um trabalho lindo de tradução não só das palavras, mas do espírito e das sutilezas de uma língua para a outra ) …..

… que deram origem a um artigo dividido em três partes: do Cauim ao vinho natural, Indústria e migrações & Movimento do vinho natural no Brasil.

A história começa com a chegada dos portugueses em 1500 e termina com o depoimento de três figurões do movimento natural brazuca: Eduardo Zenker ( @artedavinha ), Luís Henrique Zanini ( @luishenriquezanini ) e Acir Boroto ( @borotoacir ).

Vale a pena assinar papel ou on-line ( eles entregam no Brasil e as edições são, além do conteúdo e colaboradores porrada, lindas ).

Pra quem quiser a versão em português, é só acessar o blog ( link na bio ) – os posts estão como “vinho no Brasil”. Tem link nos stories também : “artigos”. 

28/6/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas