Divagações

Feira Naturebas: sustentabilidade

 

Todo mundo sabe quantos litros de vinho bebeu durante a Feira Naturebas, mas vocês sabem quantos litros de água cada um ajudou a economizar nessa feira? Não? Pois foram mais de 70.000 litros de água economizados na feira, apenas reciclando os resíduos gerados no evento. 

Imaginem. Cada brasileiro produz cerca de 400 quilos de resíduos sólidos por ano. Desse total, apenas 13Kg são reciclados. E 90% desse montante só é reciclado por conta do trabalho dos carroceiros e catadores. Por isso mesmo que todos os resíduos da feira foram coletados por carroceiros e destinados à reciclagem, reaproveitamento, compostagem. 


Na feira Naturebas foram coletados e reciclados:

  • 944 kg de vidro
  • 26 kg de plástico
  • 592 kg de papelão
  • 26kg  sacos de lixo orgânico e marmitas biodegradáveis 

E isso impactou o meio ambiente assim, ó:

  • 73.142 litros de água foram economizados na cadeia de produção
  • 12 árvores de eucalipto foram preservadas
  • 1.311 kw/h de energia foram economizados na cadeia de produção 
  • 16 litros de petróleo deixaram de ser extraídos

Sim. Agora imagine se todo mundo fizesse isso todos os dias, em casa mesmo, quanta diferença a gente não faria no mundo. 


Durante a Feira Naturebas, além das degustações diretas com os produtores, várias ações ligadas à sustentabilidade ocorrem em paralelo.

Na última edição o uso da energia elétrica foi otimizado usando luz natural na maior parte do dia. Toda a separação do lixo foi efetuada e coletada por carroceiros. Em parceria com catadores do projeto Cataki foi possível reciclar aproximadamente 2 mil toneladas de lixo. Na cozinha, foram utilizadas embalagens alimentícias naturais e compostáveis, feitas de bagaço de cana, com insumos 100% orgânicos provenientes de xepas de feira ou institutos que aproximam consumidor/produtor. As camisetas oficiais da Naturebas foram confeccionadas algodão orgânico.

Na feira Naturebas 2019 foram coletados e reciclados 944 kg de vidro, 26 kg de plástico, 592 kg de papelão e 26kg sacos de lixo orgânico e marmitas biodegradáveis, impactando o meio ambiente dessa forma: 73.142 litros de água foram economizados na cadeia de produção, 12 árvores de eucalipto foram preservadas, 1.311 kw/h de energia foram economizados e 16 litros de petróleo deixaram de ser extraídos. árias ações ligadas à sustentabilidade ocorrem em paralelo à degustação dos vinhos.

Nessa última edição o uso da energia elétrica foi otimizado usando luz natural na maior parte do dia. Toda a separação do lixo foi efetuada e coletada por carroceiros. Em parceria com catadores do projeto Cataki foi possível reciclar aproximadamente 2 mil toneladas de lixo. Na cozinha, foram utilizadas embalagens alimentícias naturais e compostáveis, feitas de bagaço de cana, com insumos 100% orgânicos provenientes de xepas de feira ou institutos que aproximam consumidor/produtor. As camisetas oficiais da Naturebas foram confeccionadas algodão orgânico.

Na feira Naturebas foram coletados e reciclados 944 kg de vidro, 26 kg de plástico, 592 kg de papelão e 26kg sacos de lixo orgânico e marmitas biodegradáveis, impactando o meio ambiente dessa forma: 73.142 litros de água foram economizados na cadeia de produção, 12 árvores de eucalipto foram preservadas, 1.311 kw/h de energia foram economizados e 16 litros de petróleo deixaram de ser extraídos.

30/12/2019
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

11. 3846 03 84

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation

Compras realizadas após o dia 19/02 serão despachadas a partir do dia 02/03