Sustentabilidade, Divagações

Armadilha pra mosca-de-fruta de Maracujá

Pra quem ficou curioso sobre a engenhoca: é uma armadilha pras moscas de fruta, que no caso aqui de casa, adoram o maracujá. Essas mosquinhas gostam tanto do maracujá que acabam furando a casca e colocando as larvas pra comer a polpa.

Só que daí, a gente que tá vidradão naquele suco de maracujá de manhã, acaba dando de cara com uma frutinha meio murcha e cheia de larva no chão. Todo mundo sabe que esse lance de “praga” ou erva “daminha” é um conceito de agricultura industrial, que vê tudo como amigo/inimigo, útil/inútil , rentável/não rentável, comercial/ não comercial. Num ambiente equilibrado todos os bichos comem de tudo, inclusive a gente, e não tem essa de ficar tentando exterminar todos os insetos ou bichos que chegam perto da sua horta.

O lance é conviver – tem canteiro que a gente planta coisas que a gente sabe que atrai mais certo tipo de inseto, só pras larvas ou formigas comerem e deixarem o outro tanto pra gente colher. E por aí vai. No caso dos maracujás, tem vez que tem que dar uma controlada na larvaiada toda, senão não sobra nenhum maracujá pra contar história ou pra acalmar nossas ansiedades. Tem gente que ensaca a fruta ( daí fica tudo em saquinho branco, parecendo plantação de ovo.. hahaha ), tem gente que faz armadilha pras moscas.

Essa aqui é uma armadilha: 500ml de vinho, 60ml de vinagre, numa garrafa com um furinho pra mosca entrar. O vinho evapora, a mosca fica doida pelo cheiro, entra na garrafa e acaba indo dessa pra uma melhor completamente embriagada lá dentro. Daí diminui a quantidade de mosca naquele maracujazeiro, e você consegue colher alguns pra comer também , bonitinhos e sem jardim da infância de mosca dentro.

Essa foi dica do @gustavo3russo, e pelo que vi aqui em casa, tá rolando.

 

 

22/3/2018
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas