Sustentabilidade, Divagações

Alimentos orgânicos possuem sim mais antioxidantes.

 

cozinha2
Orgânicos possuem sim mais antixoxidantes.

Um último estudo da universidade de Newcastle, Inglaterra, provou por A + B o que a gente já sabia: orgânicos são sim melhores pra saúde.

Primeira bomba: a quantidade de compostos fenólicos e antixoxidantes em geral presentes nos alimentos orgânicos é muito maior do que nos cultivados com agroquímicos ( até 70 a mais ). Isso pelo motivo óbvio de que os antixoxidantes são produzidos como defesa pelas plantas – esses compostos servem de defesa contra insetos e outros agressores, até mesmo o clima. E uma planta que precisa se defender na vida de maneira natural… Elementar, meu caro Watson. Produz mais antixoxidantes.

Defende a planta e defende nosso corpinho quando ingerido: evitam o envelhecimento precoce, equilibram o metabolismo, ajudam o coraçãozinho, evitam doenças em geral, principalmente câncer e degenerativas, assim como cardiovasculares. Dica: geralmente esses compostos estão presentes nas cascas. Então evite o desperdício e consuma as cascas.

No nosso Brazilzão, além de doses cavalares de agroquímicos, também ficamos nas mãos das más aplicações ( doses erradas e veneno de um alimento usado em outro ). Resultado: dificilmente conseguimos saber o real estrago de ingerir alimentos de agricultura convencional. Pior de tudo, nas crianças os efeitos dos agroquímicos são cerca de dez vezes mais impactantes. Problemas no sistema nervoso, cognitivo, muscular, cardiovascular, reprodutivo, doenças degenerativas, alergias diversas, depressão – são só algumas das coisas listadas e ligadas ao consumo e ao contato com agroquímicos.

Se por um lado não existem estudos conclusivos sobre a “maior” carga nutricional de um alimento orgânico, é só usar o bom senso de imaginar se você prefere um alimento com veneno ou sem veneno.

Vale a pena ler a matéria desse mês de Agosto da revista Saúde é Vital sobre orgânicos – que inspirou esse post ; tem uma matéria sobre dietas da moda bem interessante também.

 

29/8/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas