Sustentabilidade, Divagações

Galinhas de Granja, caipiras, orgânicas….

Vamos lá. Alguns pontos rápidos sobre penosas, só pra resumir. Mais detalhes e comentários serão bem vindos. Começando com o mais trash e mais habitual. 

Galinhas de granja ou “convencionais”: 

– galinhas de granja não são legais. É um nome bonitinho pra designar criação convencional.

– Criação convencional de galinhas significa confinamento, alimentação com ração de base de grãos transgênicos ( milho e soja ) e doses diárias de antibióticos “promotores do crescimento”, que por um desvio da legislação não são chamados de antibióticos – mas no fundo, são o que são.

– Quando em confinamento severo, as galinhas apresentam comportamentos desesperados como se bicar e bicar as vizinhas. Pra isso não acontecer, os bicos são cortados. 

– O confinamento gera doenças, perda óssea, galinhas mais doentes ( maior uso de remédios ) e maior índice de, por exemplo, salmonela nos ovos. Sim, a chance de um ovo contaminado com salmonela é maior nos ovos convencionais do que nos ovos orgânicos. Doença gera doença, saúde gera saúde.
– Embora o uso de hormônios de crescimento para frangos seja proibido no Braza desde 2001, muitas cargas ilegais são apreendidas ano após ano. 

– Uma galinha confinada é privada de todos os seus comportamentos naturais como ciscar, chocar, dentre outros. Um animal privado de sua vida natural nunca vai ser tão saudável quanto o outro que sim. Ovos idem, afinal, são resultado do animal que o produziu. 

– Ovo marrom não significa absolutamente nada. Não significa caipirice, criação saudável ou ovos melhores: simplesmente significa que aquela raça bota ovos marrons. 

– O mercado exige gemas bem amarelas, quanto mais melhor. Pra isso existem alguns corantes ( alguns naturais, outros não ), que se usam na alimentação das penosas, para produzirem gemas bem amarelinhas

1/7/2016
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation