Comida

Leite de Inhame & Suco de Inhame

Copão de leite? Não! Suco de inhame! 

Vamos falar um pouco sobre o suco de inhame que muita gente me perguntou .

Na versão suco eu uso o inhame cru, gengibre fresco, limão. Bato tudo no liquidificador e passo na peneira.

Pra fazer só o leite, bato o inhame cru com água ( com água de coco fica fenomenal, também ) e depois passo num pano de prato. Fica um leite grossinho e você pode usar depois pra fazer sucos, tomar puro com especiarias, misturar com café, com chá, usar em receitas substituindo o leite, enfim. Dá pra ser bem criativo. Dura uns três dias na geladeira, mas congela bem também.

Primeira coisa, todo mundo confunde os inhames por aí. No Nordeste e Norte é uma coisa, aqui pra baixo é outra. O inhame medicional é o conhecido inhame japonês, pequeno, cabeludo, branquinho por dentro: chamamos também de de taro, inhame-branco, taioba-de-São-Tomé. Nada a ver com os inhames que, por aqui, são chamados de cará. É outro tubérculo, são outros benefícios.

Segunda coisa: mas o inhame cru não é tóxico? Então, depende do tipo do inhame. O taro geralmente não. Ele contém o ácido oxálico, que também está presente em vegetais como batata, beterraba, espinafre, ruibarbo. Mas o taro, o inhame branco japonês, considerado medicinal, possui teor baixíssimo desse ácido. Na dúvida, se coçar a mão quando for descascar, em vez de consumir cru, consuma cozido. E pronto.

O taro é super rico em diversos nutrientes e é considerado medicinal: depurador e alcalinizador do sangue, regulador de hormônios, estimula a fertilidade, o bom humor, aumenta a libido ( ui! ), alivia os sintomas da tpm e da menopausa, atua como anti-inflamatório, antioxidante, regulador da pressão, previne vários tipos de câncer e doenças degenerativas, elimina líquidos em exesso, previne problemas cardiovasculares, previne a anemia, fortalece os gânglios linfáticos e o sistema imunológico. A PUC de Campinas está estudando inclusive os benefícios do inhame como probiótico.

Tem vitamina A e betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico). Potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. Para manter uma pressão arterial saudável, você precisa manter um balanço de sódio e potássio, e o inhame tem altas doses de Potássio – o que é bem bom, dado aos altos índices de consumo de sódio na dieta moderna. A Vitamina B6 também é importante para a regulação do humor e energia.

O inhame tem também a bendita diosgenina, importante para a regulação hormonal e alívio dos sintomas menstruais, da menopausa e aumento da fertilidade – pois no nosso corpo isso “vira” desidroepiandrosterona (DHEA), uma molécula utilizada para a síntese de vários outros hormônios, como a progesterona, o estrogênio, a testosterona, o cortisol e a aldosterona. Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – e a própria diosgenina também ajudam a prevenir o câncer. Suas propriedades anti-inflamatórias atuam também na redução acúmulo de líquidos e toxinas no corpo, além de baixar a febre, combater inflamações como sinusite, apendicite. Quando usado externamente, em forma de pasta ou ralado, ajuda a combater dores, inflamações, problemas de pele, queimaduras, espinhas, inchaços.

As vitaminas B6 (piridoxina) e B9 (ácido fólico) já ajudam a controlar os níveis de homocisteína no organismo: altos índices de homocisteína geram riscos de problemas cardiovasculares e também aumentam a inflamação no cérebro de portadores da doença de Alzheimer. Fonte de ferro, cobre, vitamina B6 e ácido fólico, é ótimo para combate à anemia. E muita gente defende que é um ótimo alimento para combater dengue e outras doenças como febre amarela e malária, contraídas por insetos: aparentemente ele é repelente e também fortalece a imunidade do organismo, o que ajudaria a prevenir esse tipo de enfermidade.

Convencidos? Mas nada disso seria tão legal se não fosse bom pra caramba. Eu sou fã. Em pães, bolos, sucos, sopas, capuccinos, saladas, ou só cozidinho ou assado. Dá-lhe inhame!!

6/6/2016
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