Comida

A vinagreira roxa…

Vinagreira roxa! Vamulá. 

Na onda de buscar ingredientes que fujam do lugar comum ( hibiscus acetosella ) é um arbusto que pode chegar até dez metros e tem folhas roxas, verde escuras, avermelhadas. Africana, foi queridinha na Jamaica do séc. XVIII, chegou na Europa um século depois e veio para o Braza junto com os navios negreiros; mas hoje não tem lá muito uso na culinária brasileira, embora cresça em muito quintal por aí. 

O chá ( eu amo, sou doida por ele ) pode ser feito das flores e das folhas, e tem um azedinho e um travor característicos. Alguém adivinhou a razão? Sim, a cor roxa, que denuncia, entre outros, presença de antocianinas e taninos ( como as uvas tintas ). O chá do cálice da flor é riquíssimo em flavonóides. 

É conhecida como Hibiscus cranberry, roselle, malva marrom, Shields, hibisco vermelho, rubra, groselha e quiabo roxo. Quiabo? Pois é, ela é uma prima do quiabo mesmo, e se você pica tudo e refoga, vê até uma certa babinha. 

É usada como corante ( até na indústria têxtil ), como aromatizante, e claro, como planta medicinal: anti espasmódico, anti-inflamatório, abaixa a pressão, antioxidante, afrodisíaco ( opa! ) diurético, laxante e ajuda na perda de peso. 

Eita! Vinagreira milagrosa. 

E tem mais: pode ser usado contra gripe, gastrite, bronquite, problemas diversos de pele. As folhas ajudam a baixar febre e são vermífugas, além de anti hemorrágica e tonificante. As flores, podem ser usadas como antibacterianas e antifúngicas. 

Rica em ferro, magnésio, vitaminas A, C, cálcio, muita fibra. Mas também tem bastante ácido oxálico, então não dá pra abusar também: O ácido oxálico é uma substância tóxica que pode matar, presente por exemplo no cacau e no ruibarbo…mas não se preocupe: você vai ter que comer quantidades cavalares para se intoxicar. Como tudo, a diferença entre o remédio e o veneno, é a dose. 

Dá pra colocar na salada, refogar, fazer chá, refresco, sobremesas, o que quiser. O arroz de cuxá, no Maranhão, leva as folhas na receita, por exemplo. 

E dá que nem mato. Só plantar. Minha mudinha quem deu foi a @comidafloresta ( que aliás, pode me corrigir se eu falei alguma besteira ) – e estou apaixonada pela plantinha… 

25/6/2015
Comente Compartilhe
×
Contact

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

We recommend making reservations - Tables above 6 people only with previous menu reservation