Sustentabilidade, Divagações

Dicas de reaproveitamento na cozinha.

Reaproveitamento 

A gente joga fora partes “feias” das plantas, escolhe no supermercado frutas que não sejam “defeituosas”, acha que cascas e sementes são “lixo” e que comida a gente tem que comprar no supermercado pra ser “comida”. 

Quando a gente utiliza os ingredientes da maneira correta, otimiza, reaproveita, recicla, cozinha os próprios alimentos e compra direto dos produtores, estamos não só melhorando nossa saúde e qualidade de vida como economizando dinheiro e ajudando o meio ambiente. 

O desperdício de alimentos não acontece só dentro de casa. Acontece em toda a cadeia produtiva ( e a gente combate o desperdício encurtando essa cadeia, ou seja, compra do direto de quem produz ). 

Mas e os 30% que desperdiçamos dentro de casa?! É possível gerar menos lixo, comer melhor, ficar mais saudável, economizar uma graninha e ainda por cima ajudar o planeta? Opa! E como. 

Dicas essenciais pra aproveitar e reproveitar na cozinha:

  1. Não sabe o que fazer com verduras e ervas que você comprou a mais? Faça pesto ( azeite, alho e castanhas ) ou azeite verde pra deixar estocado. É só bater as folhas com azeite e um pouco de sal, e depois guardar em potes. Assim você conserva o que iria jogar fora, preserva os nutrientes preciosos de todo esse verde, e ainda tem uma base de molho pra salada, paté, molho de macarrão, prontinho em casa. Pode guardar ou não na geladeira. Se for deixar do lado de fora, guarde em pote hermético e coloque um dedinho de azeite ainda por cima de tudo, pra deixar bem preservado da ação do oxigênio. 
  1. Seus grãos sempre bicham no saquinho ou no pote? Coloque dentes inteiros de alho dentro de potes herméticos e guarde. Eles não bicham mais. O alho tem propriedades que afastam bichinhos e microorganismos, e mantém os grãos inteirinhos por muito mais tempo. 
  1. Faz suco verde, suco rosa, suco amarelo de manhã e não sabe o que fazer com o que sobra quando coa? É só misturar esses restos de legumes e frutas batidos ( que tem nutrientes e fibras de sobra ) com um pouco de óleo ( coco, gergelim, azeite ), sementes, castanhas e abrir numa superfície que não grude ( silicone, pedra ), bem fininho, no forno. Vira um biscoitinho crocante pra lá de gostoso e saudável, e com o tempo dá pra ir inventando moda com as receitas. Tá com preguiça? Guarde esse resto de legume pra misturar no arroz ou no omelete e fazer um arroz ou omeletão beeeeem colorido. 
  1. Sempre que usar limões e laranjas tire a casca e guarde para secar no sol ou no forno. Com elas você pode fazer infusões, incrementar drinks, usar em aromatizadores caseiros e até triturar para virar um complemento natural de vitamina C. 
20/8/2019
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas