Ervas & Plantas

Remédio natural para insônia: tintura

Dificuldade pra dormir? Sou dessas. Desde criança. Minha mãe já dizia que eu, bebê, acordava e ficava lá de olhão aberto olhando pro teto.

Quarenta anos se passaram e não mudou muita coisa. Deito e minha cabeça não desliga. Muitas das milhas melhores idéias aparecem de noite. Muitas decisões de vida também. Demoro às vezes mais de uma hora pra dormir, e se acordo no meio da noite, então, esquece.

Começo a querer escrever, surge idéia de prato, de um fermentado novo, todas as resoluções da vida aparecem ali entre as 3h e 3h30 da manhã como se aquele fosse o único horário possível pra se pensar na vida.

O problema é que eu com sono sou uma pessoa imprestável, e o dia seguinte de uma noite mal dormida pra mim é um dia perdido.

Faz muitos anos então que recorro à homeopatia, meditação, exercícios de respiração, antroposofia e… plantas. Sempre plantas.

Comecei com as infusões, o famoso “chazinho calmante” pra dormir… e mais recentemente comecei a testar algumas tinturas, fazendo eu mesma.

Ontem testei pela primeira vez uma combinação matadora de valeriana, lavanda francesa, rosmaninho, camomila e melissa. Depois de alguns minutinhos já estava com aquele soninho delícia, e tive uma noite sem nenhuma perturbação.

Nem pra ir no banheiro acordei ( aliás sim, isso pode já ser um sinal de insônia, ficar acordando várias vezes pra ir no banheiro ).

O único problema é que exagerei na dosagem, e dormi quase 12 horas…. mas hoje vou tomar menos gotinhas até chegar na dosagem ideal pra mim.

Aliás, essa coisa de dosagem é assim mesmo. No mundo das medicinas de plantas, principalmente. Tem fases que você precisa de uma dosagem maior, tem fases que você precisa de uma dosagem menor. De pessoa pra pessoa muda. E cada insônia é diferente: é stress, é tensão, é ansiedade, é atividade mental exagerada, é dor?

Escutar e entender o corpo é essencial pra quem gosta de se equilibrar e se curar com remédios naturais – até porque isso já é boa parte da própria cura.

 

Tintura para insônia ( pra quem quiser fazer em casa ):

1l de cachaça orgânica
100g de matéria seca ( partes iguais de camomila, raiz de valeriana, rosmaninho, lavanda francesa, melissa ).

Cubra as ervas com o álcool, feche e deixe guardado ( infusionando ) por no mínimo um mês. Essa minha eu deixei 3 meses. Você pode agitar de vez em quando. Então coe em um voal e distribua em frasquinhos conta gota.

A dosagem vai depender muito da pessoa. Eu me adaptei com 15/20 gotas, mas dependendo da pessoa pode ser mais ou menos. Tem que testar. Dormiu mal, aumenta, dormiu demais e acordou “pesado” no outro dia, diminui.

Lembrando que medicina de plantas é coisa séria. Estude cada uma e veja todas as propriedades médicas, espirituais e possíveis contra indicações de cada uma delas antes de fazer suas medicinas em casa.

As ervas eu planto na minha horta e deixo secando na sombra de cabeça pra baixo. Tento colher nos dias certos pelo calendário biodinâmico. Mas você pode comprar já prontas em qualquer casa de ervas ou ervanaria ou mateiro de confiança da sua região.

( o rosmaninho que usei foi o rosmaninho do cerrado, lippia rotundifolia – que não tem nada a ver com o rosmaninho português – que é uma lavanda … e é uma erva fantástica para relaxamento muscular, dores e insônia )

As tinturas são medicinas fantásticas para fazer com tempo, deixar guardado e até levar em viagem. Aliás, elas surgiram com esse intuito mesmo: preservar e concentrar as propriedades medicinais das plantas, além da possibilidade de transporte fácil ( melhor levar um fresquinho que um maço inteiro de erva, né ).

11/10/2023
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas