Ervas & Plantas

Ervas antivirais

Alho. Alecrim. Mil em rama. Cúrcuma. Cravo da Índia. Melissa. Terremicina. Sálvia. Tomilho.

Todas essas plantas têm efeitos antivirais. E sim, pode parecer delírio de febre, mas faz dois dias que estou de cama e, como sempre, aproveito esses meus períodos de doença e lombra total pra me aprofundar no assunto relacionado.

Essa semana não escapei da tal da onda de virose que todo mundo parece que pegou aqui em Sampa. Febre de 39 graus, fadiga, falta de fome, sono o dia inteiro, dor na pele, nas juntas, dor de cabeça, boca seca, e um espirro de vez em nunca só pra piorar a dor de cabeça.

Já testei COVID, já testei influenza, e é boa e velha “virose” genérica mesmo, daquelas que o povo não tem a menor idéia do que seja. Pudera. Os vírus são serezinhos misteriosos, que começaram a ser descobertos e estudados só no século XX e tem uma capacidade do demo de mutação. Pra dificultar ainda mais a coisa, os medicamentos devem ser específicos para “aquele” vírus para realmente ter efeito sobre ele. É uma das razões das vacinas também sofrerem alterações dependendo da nova mutação aí dos dito cujos.

Eu sou daquelas que gosta de me tratar em casa, com repouso e infusões e plantas. Quando o negócio aperta claro que vou no médico, mas prefiro um homeopata, um ayurvédico, uma medicina chinesa, um antroposófico.

Tomei vacina? Tomei. Mas se puder escapar de tomar um remédio de indústria farmacêutica, ah, eu escapo.

Uma coisa que eu nunca entendi foi em quadros de virose se receitar antibiótico. Antibiótico é pra bactéria, e mesmo que seja pra “prevenir”, isso é um comportamento perigosíssimo. Excesso de antibiótico destrói nossa microbiota interna, nosso sistema imunológico, tudo. Se auto medicar com antibiótico nem se fala.

Com a complexidade toda dos vírus, o que se faz na maioria dos casos é tratar os sintomas: antifebris, analgésicos para o corpo e cabeça, anti-inflamatórios, auxiliadores do sistema respiratório, diuréticos e coisas que fazem a gente eliminar as toxinas pela urina e pelo suor, dando mais conforto para o corpo poder se curar sozinho. Com planta dá? Ô se dá. Mas você tem que saber o que está fazendo ou ter acompanhamento de alguém.

Além das plantas com efeitos antivirais que citei,  como eu já havia falado, em quadros de virose geralmente você medica só os sintomas, para dar mais conforto pro corpinho e deixar que ele se cure.

Alguns dos principais são: complicações respiratórias, inflamações, dor de cabeça, dor de garganta, muco, espirro, fadiga, febre, dor no corpo, falta de fome, diarréia, vômitos. Sem contar uma infinidade de outros pois cada virose é uma virose.

Vou contar aqui o que eu uso para alguns dos sintomas que tenho nesses casos.

Falta de fome: é teu corpo avisando pra você não comer. Respeite. Jejue e tome muita água. Já diziam os antigos que “doença se lava com água” – e é isso mesmo, temos que inundar o corpo de água para estimular a eliminação de toxinas.

Fadiga: adivinhem?! Durmam. Descansem. Fiquem deitados olhando pro teto. Corpo pediu arrego, dá arrego pra ele. Sem descanso e sono não existe cura.

Dor de cabeça: pode ter várias razões, mas geralmente as minhas são causadas por tensão muscular ( se não durmo direito por exemplo ) ou processos inflamatórios. Infusões e tinturas antiinflamatórias e analgésicas que eu mesma faço aqui em casa são as de aquiléa, terremicina, tanaceto, alecrim, menta, cúrcuma, camomila, copaíba, lavanda, melissa, pimenta vermelha.

Anti-inflamatórios gerais: uso infusões e tinturas de gengibre, cúrcuma, cravo, canela, alho, guaçatonga, copaíba, arnica… além dos daí de cima.

Febre : vamos lá, febre não é doença, é sinal que teu corpo está combatendo a doença. Vale baixar pra ter mais conforto? Vale. Diuréticos, anti-inflamatórios e estimuladores da sudorese, além de paninhos frios ( meus prediletos ). Tomar remédio pra cortar a febre é não deixar o corpo combater a doença – por isso muitas vezes quem toma anti febrífugo fica mais dias doente. Claro que febre alta é perigoso, portanto, o ideal é controlar. Eu fico nas mentas, gengibre, alho, cúrcuma, tanaceto, terramicina, alho, cebola, salsinha ( pois é ), manjericão, camomila.

Pele seca? Muita água e oleação com óleos naturais. O de coco é anti-inflamatório por si só, mas muitos óleos tem benefícios específicos.

11/8/2023
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas