Comida

Chucrute é parente do vinho.

O que Louis Pasteur tem a ver com o chucrute e com o vinho?

Bom, eu sempre falei que vinho era parente de chucrute, afinal, os dois tem em comum serem alimentos FERMENTADOS. Um por bactérias láticas, outro por leveduras.

Hoje nós sabemos que as fermentações ocorrem por conta desses micro-organismos. As principais são as fermentações acéticas, alcoólicas e láticas.

Bactérias e leveduras que transformam elementos a fim de obter energia para sua própria sobrevivência, nos dando como subproduto dessa reação alguns dos mais importantes alimentos que conhecemos: as conservas láticas, os vinagres, as bebidas alcoólicas, o pão, o café, o missô, a puba. A lista é imensa.

Mas … até o século 19 não sabíamos da existência de bacterias, vírus e leveduras. Foi Louis Pasteur que apontou pela primeira vez  seu microscópio e nos apresentou esse misterioso mundo de seres invisíveis, detonando processos espontâneos por todo o canto. E a partir daí começamos a falar de leveduras, de bactérias e de todos os processos liderados por microorganismos, como por exemplo, a fermentação.

11/8/2023
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas