Vinhos

Destilados & espíritos.

A destilação tem uma história que começa no oriente, passando pela perfumaria, pela alquimia e pela medicina, até chegar no que conhecemos hoje como uma bebida alcoólica.

É. É uma das histórias mais interessantes que existem, pois pouca gente lembra que a birita de hoje já foi tradição médica e espiritual de antes. Uma longa linha do tempo liga alquimistas, perfumistas, médicos, espagiristas, curandeiros, donos de bar e destiladores.

O nome “espírito” vem do termo alquímico, pois se acreditava extrair realmente o espírito da matéria durante a destilação em álcool.

Da mesma maneira que o vinho natural e as cervejas selvagens, existem destilados e destilados. Os industriais, que trabalham com ingredientes convencionais e de maneira massiva, e os artesanais, que ainda preservam sua origem alquímica e destilam ingredientes orgânicos.

Embora sejam poucos os produtores no mundo que optem por esse viés de produção, nós temos em nossa carta da @enotecasaintvinsaint uma seleção bastante considerável, e somente de espíritos do último grupo, entre grappas, eau de vie, cachaças, brandys, mescal, gin e piscos… além de alguns espíritos livres que não entram em nenhuma classificação legislativa.

Muita coisa eu e o @leo_reis86 trouxemos na mala mesmo, como os destilados dinamarqueses e mexicanos, outras felizmente já existem por aqui, como cachaças incríveis de fermentação natural e cana orgânica.

( gente, se tem alguém ainda que fica perdido, eu explico: a Enoteca é meu restaurante, existe faz 15 anos e o Léo é meu sócio 😅 )

É, gente, nem só de vinho vive o homem. Pra quem quiser conhecer, esses são alguns dos produtores que sou fã e que estão na nossa carta:

Destilaria Alba, Empirical Spirits, Reserva Tatuí, Zalaz, Cachaçaria Excelência, Cachaça Maria Isabel, Lalocura, Bodegas Murga: @albadestilaria , @empiricalcph , @reservatatui , @cachacaexcelencia , @zalazbrasil , @cachacamariaizabel , @lalocuramezcal , @bodegamurga .

👉🏻 quer saber mais? Tem episódio no podcast @criadosolto_ sobre DESTILAÇÃO: procura lá os episódios Destilação e Destilaria Alba.

30/1/2023
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas