Comida, Viagens

Cozonac!

Eu trouxe a receita lá da Romênia e a @marizerocha já fez pro brunch da @enotecasaintvinsaint de hoje 🙌.

É um pão doce típico da região dos Bálcãs, com uma história que vem lá do Egito antigo. Pois é, parece marketing gastronômico balelento, mas é verdade. A origem é egípcia, provavelmente.

Dos faraós ele herdou as sementes e o mel, e desde então esse pão ganhou fermento ( com os gregos e romanos ), diferentes formatos e até mesmo adição de cacau, esperiarias, já na Europa pós navegações. Na Idade Media descobriram que se recheassem com frutas já desidratadas, ele duraria mais. Ficou assim, frutas e recheio mais sequinho.

Fiz aqui um resumo tosco, tá, mas vale a pena vocês pesquisarem. É um similar balcânico dos panetones e colombas por aí.

O nosso aqui na Enoteca fizemos com a “carinha da Enoteca”: recheio de cacau, borra de café ( pra reaproveitar o que sobra do bar ), especiarias amazônicas e castanhas.

Claro que tiveram que tirar o pãozinho da minha frente, senão eu comia tudo e não ia sobrar pra hoje.

Lá na Romênia comi uma versão muito interessante de Cozonac, na casa de uma senhora que estava seguindo o jejum ortodoxo da quaresma: sem leite e sem ovos.

É, pra quem não sabe os ortodoxos jejuam nos feriados religiosos sem comer bicho ou derivado de bicho – paraíso pra comedores de planta que nem eu, pois todas as receitas viram versões “adaptadas” e deliciosas sem derivados animais.

O nosso de hoje vai leite fresco e ovos orgânicos, além de farinha de espelta ( não usamos trigo comum ) e muita manteiga fermentada.

30/1/2023
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas