Dicas de lugares, Viagens, Vinhos

Vinícola Lorenzo, Maria da Fé.

Em duas semanas a gente se conheceu, me encantei pelos vinhos, chamei eles pra apresentarem o projeto na @feiranaturebas , colocamos os rótulos na carta da @enotecasaintvinsaint e….. na primeira oportunidade descambei pra Mantiqueira pra visitar o projeto.

Afinal, parte da minha vida é viajar pra visitar os produtores, seja daqui ou das bandas de lá do Oceano, pra caçar coisa pro restaurante, pra feira, ajudar nessa conexão entre a produção e o consumo…. e conhecer de perto os projetos ecológicos ao redor desse mundão de Deus, contando um pouco disso tudo pra quem tem interesse de ouvir.

Conhecer um vinho ou um queijo ou um azeite ou um café não se faz na taça ou no copo ou na cozinha, só. Se faz na terra e na casa de quem produz.

Numa distância de 4 horinhas de Sampa, no topo de um morro em Maria da Fé, Minas Gerais, está a @vinicolalorenzo .

Léo e Eli começaram a plantar os vinhedos em 2019, e pouco a pouco abandaram o cultivo convencional para diminuir os insumos enológicos.

( ao contrário da maioria dos produtores ali de Minas, que taca veneno e ainda tenta enfiar goela abaixo que a poda invertida tem alguma coisa a ver com cultivo ecológico … mas disso falo numa outra ocasião, pois é assunto pra mais de mês )

Desde então Léo e Eli contam com a parceria do Rodrigo, do @entrevilas , na vinificação natural e sem SO2 dos vinhos. Rodrigo é um dos pioneiros no mundo do vinho natureba da Mantiqueira, mas fica do lado de Sampa, em São Bento do Sapucaí.

“Aqui o Pinot Noir dá que nem goiaba”. Imaginem a minha cara quando eu ouvi isso. Quinze anos de visita em produtor, quinze anos de gente reclamando da dita cuja. Mas aparentemente por ali o Pinot, baita uvinha encruada pra nascer nessas bandas tropicais daqui, se deu bem. E produz lindamente seus cachos, que viram Pinots suculentos, carnudos, simpáticos.

Como muitos por ali, fazem coberturas em alguns vinhedos para controlar a umidade e os fungos doidos na época de chuva ( e de colheita ).

Hoje por lá dividem espaço com as araucárias os Pinots, as Chardonnays, as Viogniers, Merlots e Cabernets, além de claro, a boa e velha e maravilhosa Isabel.

#criadosoltomantiqueira

18/7/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu