Vinhos

Vinho natureba tem so2?

Ô perguntinha complexa. Vamos por partes.

Vinho natureba é como a gente aqui da @enotecasaintvinsaint chama os vinhos naturais, orgânicos, biodinâmicos e criados soltos ( sustentáveis ).

Orgânicos: são vinhos provenientes de agricultura orgânica certificada e vinificação orgânica. Permite até cerca de 150, 180mg de S02 por litro. Mas tem produtor que não usa.

( não é porque é permitido que você tem que usar, entendeu? )

Biodinâmicos: são vinhos provenientes de agricultura biodinâmica certificada e vinificados de maneira biodinâmica. Permite até cerca de 60, 90mg/ L de S02 nos vinhos, mas muito vinhateiro vinifica sem nada.

( mas muito biodinâmico usa sim, usa pouco e com muita consciência, afinal, o S02 não é o vilão da história, mas sim, o plantio convencional e a vinificação cheia de aditivos sintéticos )

Naturais: são vinhos provenientes de agricultura ecológica ( orgânica ou biodinâmica, ou seja, sem veneno ) e depois vinificados de maneira natural ( sem nenhuma adição de insumos, no máximo um pouco de S02 no engarrafamento ). Muito vinhateiro usa só um mínimo, chegando a uns 30mg/L, mas muito também não utiliza nada, e esses são chamados “vinhos naturais sem adição de SO2”.

( embora mesmo nos vinhos sem adição de S02 a gente encontre “rastros” desse elemento, por motivos diversos )

Ou seja, apenas os vinhos naturais sem adição de so2 é que não levam sulfitos adicionados. Mas a história é bem mais complexa e o S02 não é o “único vilão” da história. Pelo contrario. Em um vinho convencional são CENTENAS de aditivos permitidos na elaboração. E em uma produção convencional de uvas são também CENTENAS de agrotóxicos e veneninhos permitidos.

Na dúvida, pergunte.

🎧 tem também um episódio inteirinho no podcast Criado Solto SÓ SOBRE O SO2. Se chama “S02 ou não SO2” ( link nos destaques ‘podcast’ ).

1/6/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas