Comida, Dicas de lugares, Viagens

Quilombo Ausentes | Minas Gerais

Nessa minha última viagem para o Serro, e, 2022, Minas Gerais, consegui visitar Ausente ( @quilomboausentefeliz ), comunidade quilombola que recentemente fundou um coletivo agroecológico e vende cestas orgânicas pra toda a região.

“Lá é um roça bonita, né?” – foi assim que se referiram à Ausente quando voltei de lá. E realmente. É uma roça bonita, com mata Atlântica e cerrado misturados e grandes hortas orgânicas cheias de vida, jatobás antigos e muitas cachoeiras pelo caminho.

Ausente é uma comunidade remanescente quilombola, provavelmente com origem em outro quilombo vizinho, do Baú.

Muitos falam ainda palavras em banto, língua de matriz africana, e muitos também se lembram dos antigos cantos vissungos, que eram entoados para velar os mortos, nos trabalhos de roça e na lida da mineração. Até hoje são chamados nas festas religiosas para o cante.

A história da comunidade quilombola Ausente está relacionada ao processo de colonização da região, marcado por uma gestão fiscalizadora e repressiva da mineração, bem como pelos impactos nas questões ambientais e nas relações de trabalho e sociais.

Algumas famílias têm sua origem na comunidade quilombola vizinha do Baú, mas a designação “Ausente” é muito mais antiga e remonta ao século XVIII, identificando um córrego de mesmo nome, afluente do rio Jequitinhonha, no qual ocorria a exploração de diamantes.

Além de conhecer um pouco o trabalho do coletivo, jantamos no “bar do Gordo”, figuraça, cozinheiro de mão cheia, artesão e benzedeiro. Benze mal olhado, espinhela caída, vento virado, sol na cabeça. Sua mãe benze outras coisas.

Gordo preparou pra gente mandioca, arroz, feijão e refogadinho de coração de bananeira. Broto de samambaia também é outra especialidade. No mesmo fogão de lenha descansava uma infusão pros rins, feita com ervas medicinais da tradição local. Gordo faz conservas, as pimentas, faz a goiabada… e até os vinhos de jabuticaba, de vez em quando.

Além de Gordo ( apelido de infância ), hobby mais duas senhoras fazem vinhos de jabuticaba por ali, e só não estendemos mais a visita pois já estava de noite… e todo mundo já estava no caminho de casa.

#criadosoltominas
Fontes ( Incra, Cefedes )

1/6/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas