Comida

Pizza de espelta.

Pizza de fermentação natural e longa feita de farinha de grão antigo, vegetais da horta, molho caseiro de tomates orgânicos, queijo de leite cru de pequenos produtores artesanais.

Parece chavão de marketing sustentabilista pra boi dormir, mas é só a nossa pizza de toda santa terça feira, mesmo 😅.

Ué, fazer o que, meu trabalho é meio que esse, aprofundar a chatice desse tipo de coisa ao extremo. Então nem pizza pode ser só uma pizza.

Quando a gente pirou em fazer uma pizza aqui pra @enotecasaintvinsaint , começou pela base. Base mesmo, base de massa, de farinha.

A primeira coisa foi substituir a farinha de trigo comum pela farinha de espelta.

Os motivos são muitos: é muito nutritiva, saborosa, e por ser um grão antigo ( e não foi tão modificado quando o trigo ) dá menos sensibilidade e alergia do que o trigo comum em questão. Muita gente que tem problemas diversos ( com excessão de celíacos ) acaba conseguindo comer alimentos de base de espelta ( até porque espelta não é trigo, é outro bicho ).

Além disso, quando a gente fermenta de maneira natural e longa esse troço vira uma bomba de microorganismos do bem ( como os pães sourdough e toda a família dos fermentados aí no mundão ) … e tudo isso faz com que a gente consiga digerir e assimilar melhor cada mordida.

( explicação genérica, tá, pois cozimento, microorganismo, microflora interna, trigo… dá assunto pra duas vidas )

Claro que a gente teve que adaptar muito as receitas para fazer tudo com espelta: pois não temos ainda muitas receitas como essa aqui no Braza e as referências são majoritariamente gringas – o que sempre exige adaptação da nossa parte. Aliás, foram alguns anos testando receita, e até hoje a gente tenta aprimorar.

A intenção não é competir com as pizzarias centenárias ou veramentenapoletanas de Sampa. É só fazer uma coisa gostosa e saudável que leve tudo que acreditamos como recheio: ingredientes orgânicos, laticínios sustentáveis e artesanais, nossa horta, pequenos produtores, reflexões sobre o veneno, os ingredientes, os costumes e as monoculturas e a saúde.

👉🏻 pra quem quiser saber mais sobre o espelta, tem bastante coisa aqui mesmo no blog.

1/6/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas