Vinhos

Quem faz sidra e poiré?

Quem faz sidra e poiré?

Quem tem maçã faz birita de maçã, quem tem pêra faz birita de pêras. Os principais países que fermentam essas frutas são França, Espanha, Inglaterra, Estamos Unidos. Mas existem sidras em qualquer país que tenha frutas, sejam esses produtores mais ou menos convencionais. Existem sidras argentinas, chilenas, brasileiras, dinamarquesas, suecas.

As regiões da Bretanha e Normandia tem uma história interessante com as sidras. Regiões do norte da França, com diferentes influências, hoje são os polos de produção de sidras e poirés no país. Parte disso é por conta da filoxera, que em 1860 devastou os vinhedos, que nunca foram replantados, e da revolução verde e dos pacotes agrícolas da segunda metade do século XX, que aproveitou os vastos campos para agricultura comercial e pecuária intensiva, instalando leiterias e mais leiterias nessas regiões. Hoje em dia a paisagem tem mais vaca que fruta, e a própria indústria President tem suas instalações na Normandia.

Mas as pêras e as maçãs já estavam pela região faz muitos séculos, e a influência dos bretões, de origem celta, foi muito grande para a disseminação e consumo desses fermentados. A Bretanha de hoje era a antiga  Gália, e durante o século VII a. C., ou um pouco antes, foi ocupada por povos celtas, que migraram de outras regiões européias, provavelmente onde conhecemos hoje como Alemanha. Um grupo de celtas, passando pela margem do Garona, chegou até a Península Ibéria, e outro grupo chegou até as Ilhas Britânicas, pelo canal da mancha, fundando o “Grã Bretanha”, ou seja, a grande bretanha.

Influenciados pelos ingleses durante o período colonial, os americanos também se renderam à sidra. As maçãs foram uma das primeiras variedades a serem implantados no Novo Mundo, inclusive. O consumo da bebida fermentada de maçã por lá não para de crescer e o movimento de sidra artesanal também. Nos Estados Unidos existe a Cider, um suco de maçã não alcoólico, muitas vezes consumido com especiarias – hot cider – e a Hard Cider, que é a versão alcoólica. O Canadá não fica atrás e vem se destacando na produção de Ice Ciders, um tipo de sidra feito a partir de maçãs congeladas, desde os anos 90. Muitos produtores inclusive na França já adotaram a idéia, produzindo vinhos “estilo sauternes” de maçã.

Para a América Latina, os espanhóis trouxeram a maçã e a sidra durante o período colonial, mas ela se popularizou na versão industrializada só no século XX. Os argentinos e os Brasileiros adotaram o hábito de consumir essa sidra industrializada e “popular” durante as festas de final de ano.

10/1/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas