Comida, Viagens

Pont L’Éveque & Livarot.

Quando bate meio dia nas Zoropa já é hora de procurar um canto pra comer ( quando o almoco não é o clássico sanduba de baguete com alguma coisa dentro, geralmente queijo + pêra, queijo + mâche, queijo + tomatinhos, queijo com mais qualquer coisa ). Restaurantes que ficam “o dia inteiro aberto” ou que abrem até tardão pro almoço no excistem no interiorzão do velho continente, então bobeou, você dá de cara com a porta.

Pois bem. Na estrada de Paris para a Normandia, na última viagem de Dezembro de 21,  estava eu lá fuçando no mapa, pra ver algum ponto estratégico de parada pra um almocinho ( ué, gente, roteiro se faz pesquisando mesmo, não cai do céu ) e dou de cara com Pont L’Éveque.

Ooo meu Deus, cidade com nome de queijo, gente 😅. Amo.

Pra gente é cidade com nome de queijo, mais na verdade são os queijos que acabam pegando o nome da cidade ( óbvio ).

Aqui na Normandia o queijo Pont L’Éveque é um dos mais famosos ( na verdade é um dos queijos mais populares da França ). Quadradinho, feito de leite de vacas ( normandas ), mofinho branco, cremoso por dentro.

Claro que tem Pont melhor e Pont piorzinho, tem com leite cru e tem com leite pasteurizado, tem tudo isso. Mas um belo Pont L’Éveque de leite cru, artesanal e blá…. Afe Maria. De comer inteirinho.

Hm. Não, aí na foto não é um Pont L’Éveque. Esse aí é um Livarot, outro queijo delicioso da Normandia.

( o Pont eu já tinha comido 😅 )

O Livarot é já um queijo de mofo alaranjado, redondo, também de vacas normandas, com sabor e aroma super típicos e intensos ( que lembram charcutaria, defumado e outras coisas do gênero ). Leva tradicionalmente fitinhas de palha de junco ( até hoje ) que antigamente davam o formato redondo desse queijo.

Nas outras fotos, um pouquinho da cidade, que já chega chegando com suas casinhas típicas normandas, ruelas, brasseries, restaurantes, caves.

Vale a pena a passagem, até mesmo porque é uma das “portas” para a região das sidras ( e meio que todos os caminhos passam pela cidade ).

Ah! Aliás, a cidade tem uma cave na rua principal que vende ótimas sidras, calvados e etc, a “La Cave”. Do lado de onde!? Da fromagerie 🤟🏻.

10/1/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas