Ervas & Plantas

Picão, guaco, amora.

 

Picão

Diurético, antioxidante, desintoxicante, antisséptico, antiinflamatório e hepatoprotetor.

Hoje é considerada erva daninha, mas tem uso antigo na medicina tradicional amazônica.   muito usado como diurético, ajuda na regulação da pressão arterial, combatendo também o inchaço, em casos de infecção/inflamação urinárias, alergias diversas, hepatites, febres, além de proteger rins e fígado. É ótimo digestivo e melhora quadros de acidez estomacal, atuando também em problemas respiratórios como bronquite, tosse, dor de garganta.

Uso externo para aliviar picadas de insetos, afecções de pele, assaduras e irritações, atém de icterícia.  As folhas esmagadas ajudam a aliviar dores de cabeça e dores de dente. A infusão das flores é utilizada para tratar dores estomacais e intoxicação alimentar.

Guaco

Expectorante, bronco-dilatador, antitussígeno, antisséptico, antiasmático, desintoxicante, diurético, cicatrizante, antirreumático e sudorífero. Conhecido no combate aos males de inverno: tosses, gripes e resfriados, bronquite, infecções de garganta, rouquidão, asma. Seu efeito sudorífero ajuda em febres altas e seu efeito diurético o faz excelente desintoxicante. Também usado em casos de reumatismo e alergias.

Pode ser usado também em gargarejos e como enxaguante bucal, nos casos de inflamações na garganta e na boca. Seu uso externo, em forma de tintura, é usado para irritações na pele e dores reumáticas.

Amora

Antioxidante, analgésico, anti-inflamatório, diurético.

Muito usada na tradição popular para combater os desconfortos menstruais ou da menopausa, é antioxidante, favorecendo a boa saúde dos ossos, pele, cabelos, função ótima dos órgãos e memória.

Para dores de garganta pode ser usada em gargarejos, além de aliviar dores de cabeça e cólicas, por seu efeito analgésico. Seu uso externo é empregado para lavar e estancar ferimentos. Não é recomendado durante a gravidez, pois pode estimular contrações uterinas.

12/1/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas