Ervas & Plantas

Erva Baleeira, cabelo de milho, tomilho.

 

Cabelo de Milho

Diurético, antiinflamatório, desintoxicante, relaxante muscular, expectorante, antisséptico.

Combate infecções do trato urinário, infecções renais, auxilia no tratamento de distúrbios cardíacos e desintoxica o sangue e o organismo. Alivia dores de cabeça e dores reumáticas por ser antiinflamatório, contribui para regular os níveis de sódio no organismo, limpa as vias respiratórias, diminui a inflamação da garganta, tem ação expectorante e calmante que contribui para descongestionar o peito e o nariz. Estimula a eliminação das toxinas que são retidas no organismo, melhora a circulação e o inchaço por retenção de líquidos, reduz a rigidez nos ombros, pescoço e mandíbula.

Tomilho

Antiviral, antibiótico natural, antimicrobiano, antioxidante.

O tomilho é conhecido por fortalecer o sistema respiratório, ajuda nas tosses, gripes, rinites, asmas e bronquites, é expectorante, bom nos resfriados e é um ótimo anti-séptico – também tem propriedades sedativas e calmantes. É diurético leve e vermífugo, alivia cólicas menstruais e cãibras musculares. No século 17 o tomilho foi amplamente utilizado para a “coqueluche”, ou “tosse comprida”, por ser fortalecedor dos pulmões. Sua atividade antimicrobiana pode ajudar inclusive em casos de úlcera causadas pela bactéria H.pylori.

Pode ser usado como tempero e também como infusão. Geralmente se multiplica na primavera e suas folhas – partes aéreas – são colhidas no verão; é uma planta que prefere solos secos e pedregosos. Pertencente à família Lamiaceae, mesma família da hortelã, é originária da região do mediterrâneo ocidental. O nome botânico Thymus, é derivado da palavra grega “thymon”, que significa “coragem”, vez que a mesma era usada como erva de banho por soldados romanos para lhes proporcionarem coragem.

Seu uso externo é feito para aliviar picadas de insetos e ferroadas, dor no ciático e reumatismo, além de tratar candidíase e outras infecções fúngicas na pele. Reza a lenda que o óleo essencial diluído no couro cabeludo combate a calvície. As maneiras mais comuns de utilização são na infusão, óleo essencial e xarope – esse último indicado para os casos de tosse. Não deve ser usado por gestantes. Planta de elemento terra, e ligada ao orixá Oxóssi. Usada em banhos para abrir caminhos, atrair prosperidade, amor, sedução, abundância e fartura, além de fertilidade e fecundidade.

Erva Baleeira

Antinflamatório, relaxante muscular, cicatrizante.

Presente nas comunidades litorâneas tradicionais da mata atlântica, é usado como cicatrizante para feridas internas e externas, relaxante muscular para dores gerais, além de potente antinflamatório. Conhecida também como maria-milagrosa, e em inglês,  “black sage”.

Seu uso interno pode ser feito por meio de infusão ou tintura, como antiinflamatório e cicatrizante geral, além de relaxante muscular. Sua aplicação externa pode ser feita em forma de cataplasmas, garrafadas, tinturas, pomadas e óleo essencial, para cicatrizar feridas e lesões, analgésico para traumas, torções e dores de coluna. Banhos de imersão com essa erva também podem ser feitos para quadros de inflamações genéricas, como reumatismos, artrites, dores severas nas articulações ou músculos.

12/1/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas