Ervas & Plantas

Confrei.

 

No latim significa “ficou firme”, e seu nome científico deriva da palavra grega que quer dizer “unir”.

Prazer, essa é a Confrei, Symphytum officinale.

Com mais de 2000 anos de uso na medicina tradicional ela é a planta queridinha para tratamento de fraturas, contusões e cicatrização. Também pode ser usada em dor e rigidez nas articulações.

Falou em osso, cartilagem, torção, fratura, falou confrei.

Nativa da Europa, ela pode ser cultivada em vários lugares, de preferência nos mais úmidos. Aqui em casa eu trouxe e plantei minhas primeiras mudas faz um ano, e, coincidências bizarras a parte, só fui precisar dela exatos 1 ano depois. Deu tempo dela crescer, se acostumar com a horta, dar flor e até sementear.

Dela se usa a folha, as flores, e até mesmo a raiz. Folhas e flores podem ser colhidas no verão, raízes, no Outono. Tanto raiz quanto folha e flor pode secar na sombra pra depois usar.

No momento estou aqui batendo um papo com minhas Confreis, tentando driblar a dor e a inflamação de uma costela e cartilagem costal respectivamente fissurada e contundida. “Só dói” quando respira.

O confrei é super efetivo pra lesões do gênero, mas sempre em aplicações externas, pois pode ser tóxico para o fígado se ingerido na forma de infusão ( se bem que tem muita gente que recomenda, mas na dúvida, melhor não…).

Unguentos, óleos macerados a quente, cataplasmas, loção, pomadas. São várias as formas de usar as plantas para uso externo.

Pra mim, fiz óleo macerado a quente, pra aplicar localmente. Você prepara aquecendo óleo vegetal ( usei coco, que já é anti-inflamatório natural ) com a planta fresca – sem ferver, lógico, só amornando pra mais. Deixa esfriar, repousa uma noite, dia seguinte coa e guarda. Com óleo de coco ele condena e já vira quase uma pomada.

Pimenta vermelha também é ótima usada assim, e atua como analgésico e relaxante muscular. Óleo de copaíba, além de cicatrizante, também ajuda nesses casos – assim como a arnica, sempre nas paradas de sucesso das lesões musculares.

Dizem que chá de cavalinha também é um santo remédio pra tudo que é osso, por conta de minerais como o silício, que ajudam na recuperação. Ainda não estudei a fundo… rs

12/1/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas