Ervas & Plantas

Artemísia.

Antianêmica, analgésica, antidiarríca, antiepliléptica, antiespasmódica, antiinflamatória, antimalárica, antimicrobiana, antinevaálgica, anti-reumática, anti-séptica, calmante, carminativa, cicatrizante, depurativa, digestiva, emenagoga, estimulante, febrifuga, hepática, inseticida, reguladora da menstruação, repelente, tônica, vermifuga.

De mesmo nome da deusa grega Artemis, filha de Zeus, deusa da lua. Artemis é a deusa da forma, da intuição, dos sentimentos, da caça, dos animais e ambientes selvagens. Dela usamos as folhas e as raízes. É conhecida como Mater Hebarum, ‘mãe das ervas’. É uma das plantas medicinais mais poderosas da medicina tradicional, presente em curas de diversas culturas, da China à Índia, passando pelo romanos e gregos. Tem propriedades das mais diversas – uma das mais conhecidas é a indução do parto; e por esse motivo também deve-se tomar cuidado com as doses e com as hemorragias, embora também se use para induzir menstruações.

De infecções urinárias à problemas digestivos, febre e equilíbrio geral do corpo, ela tem centenas de propriedades medicinais. É um dos principais ingredientes da mocha, utilizado na medicina oriental. Tomada em doses pequenas, auxilia a regulação do apetite, a função digestiva e a absorção de nutrientes. A medicina chinesa diz que ela estanca hemorragias, a medicina européia, que ela induz contrações e sangramentos uterinos – e embora sejam efeitos contraditórios, prefiro acreditar que ela atue nem cá nem lá, mas sim na regulação dos ritmos naturais, e as aplicações dependerão de cada pessoa e da intenção do tratamento no momento. É conhecida por abrir os canais espirituais e a vidência.

No Brasil a mais popular é a Artemísia vulgaris. Usada tratamento de anemia, cólicas, dor de estômago, gastrite, nervosismo, fraqueza, intoxicações, muco, nevralgia, falta de apetite, mau hálito, para regular o ciclo menstrual irregular e aliviar as cólicas. O Estragão, muito usado na culinária, também é um tipo de artemísia, Artemísia dracunculus: usado também para cólicas menstruais, regular ou induzir ciclos menstruais e má digestão, além de ser eficiente em picadas de cobras, levemente sedativo e induzir o sono. A raíz do estragão é muito usada em dores de dente. Já as artemísias Artemísia absintum  ou losna, são as famosas plantas que compõe o absinto, sendo também usada na medicina combater cólicas intestinais, vermes e parasitas, como estimulante uterino, na má digestão, azia, falta de apetite, problemas nervosos, para baixar a febre ou combater problemas biliares.

Não deve ser consumida crua, em grande quantidade ou em doses muito altas, nem durante a gravidez.

12/1/2022
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas