Vinhos

Sidra ou Cidra?

Antes de Cristo a galera já bebia Sidra. E não é pouco antes de Cristo não, é muito.

Reza a lenda que os os Egípcios, em 2000a.c. e os Gregos, em 600a.c., já eram grandes apreciadores da maçã fermentada. Sim, isso mesmo. Sidra é feita de maçã fermentada.

Mas é Sidra ou Cidra? Ó. Sidra é a bebida, Cidra é a fruta – mas a fruta não tem nada a ver com a maçã, e é um cítrico, tipo um limão. Em espanhol a bebida também é Sider. Cider, em inglês; Cidre, em francês. Cada país e cada região tem sua legislação própria para as sidras e suas características de feitios e tradições.

Imaginem, é uma bebida milenar, então tem muita história por trás. E sim, as sidras também entraram no processo industrial que todo alimento e toda bebida entrou depois da segunda metade do século XX, e a gente encontra verdadeiras atrocidades que levam o nome de Sidra. Aqui mesmo no Braza, né. A gente bem sabe que tem umas coisas bastante suspeitas com nome de Sidra nas prateleiras e festas de Natal, gaseificadas artificialmente e por aí vai.

Mas a Sidra que a gente bebe, que a gente gosta por aqui e que a gente serve no restaurante não tem nada a ver com essa Sidra de Natal da tia avó ( nada contra as tias avós ): estamos falando de Sidras naturais e artesanais, que preservam as tradições, a fermentação espontânea e as variedades típicas das maçãs regionais.

Tem Sidra que tem mais de 50 variedades de maçãs dentro de uma garrafa. Tem Sidra que tem maçãs que vem de macieiras com mais de 100 anos de idade. E tem Sidra brazuca, lógico, afinal nesse Brazilzão de Deus tudo cresce e floresce. Aqui na Enoteca a gente tem uma carta só de vinhos “de outras frutas”, que a gente chama carinhosamente de “pêra, uva, maçã, salada mista” ( piadinhas de quem nasceu na década de 80 ).

Tem vinho de jaboticaba, tem petnat de cajú, tem vinho de manga, tem espumante de morango…. E também os fermentados de maçã, ou seja, as sidras. Tem com bolhas e tem sem bolhas. Ué, mas então uma sidra é um vinho de maçã? Anrãn. Meio que isso. Na Alemanha, por exemplo, existe até uma bebida famosa, sem gaseificação, feita da fermentação das maçãs e servida em jarros que se chama… isso mesmo, apfelwein: vinho de maçã. Como a gente já disse, de país pra país e de região pra região, a maneira de fazer e as regras de denominação de origem mudam. Com bolhas, sem bolhas, enfim. Um mundo. Mas se você nunca provou um fermentadinho de maçã….. olha, você não sabe o que tá perdendo.

24/8/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas