Comida

Tortinha rústica de espelta, cacau, maracujá e tangerina cristalizada.

Tortinha rústica de espelta, cacau, maracujá e tangerina cristalizada.

( essa a gente fez pro brunch de hoje… e simmm, essa semana temos brunch de sexta a domingo )

Ó. Quem vê essa tortinha linda assim não sabe o trabalho que deu. E não foi pra fazer não, foi pra pensar sobre ela.

Explico. Nossos pães e nossa confeitaria seguem a mesma linha do menu, óbvio: sazonal, orgânico, muita coisa de reaproveitamento. Ou seja, a maioria das receitas “não existem”, temos que inventar, testar, ver que deu errado, testar de novo, até ficar legal. Cozinha é um eterno trabalho de lidar com nossas frustrações. Cozinha orgânica, sazonal e de reaproveitamento, então, vixe maria.

Aqui, usamos algumas dezenas de maracujás de xepa de feira ( um amigo nosso, o @overdureiroorganicosp , “resgata” frutas e legumes que não tem mais “lugar no mercado”, comprando essas coisas dos produtores e revendendo aos restaurantes.

Lindo né.

Mas na prática o que acontece é que a gente acaba com 3 caixas gigantes de maracujá pra lá de maduro de um dia pro outro, e temos que nos virar pra fazer receitas legais com eles.

Aqui, viraram compota ( afinal compotas e geleias também são conservas, uma maneira de preservar alimentos no açúcar ).

Além dos maracujás, ao mesmo tempo chegaram na cozinha dezenas de quilos de mexericas, aqui da horta. É. Tá na época. Vem de balde.

Parte usamos pra molhos e bolos, e as cascas….. af. As cascas foram fervidas dias a fio pela @paullinha_1 , depois cristalizadas, pra gente conseguir guardar e usar depois.

Eu, que não sou nenhuma astúcia na confeitaria, sugeri que a gente fizesse o básicão: uma tortinha rústica de espelta, massa de cacau e manteiga fermentada, açúcar mascavo pra ajudar o sabor amendoado do próprio espelta, recheio da compota azedinha de maracujá, raspas de chocolate selvagem da @luisaabram por cima, salpicado das cascas de tangerina cristalizadas.

Quem ficou com a bucha de produzir as tortinhas foi a @marizerocha ( aqui no meio de uma crise de “eu não saio bem nas fotos”. ).

E vou dizer. Quatro dias de testes depois ….. Ficou uma delícia 🧡.

1/7/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas