Comida

Sabão de cinzas.

Sabão de cinzas.

Da série “coisas que a gente acha que nunca vai conseguir fazer, mas…. consegue”.

Ah, consegue.

Bom, sabão de cinzas é como a vida da bisa da bisa fazia sabão. Você usa gordura ( animal, no caso ) e cinzas. Só. Sem soda, sem nada.

Explico. As cinzas de madeira tem substâncias alcalinas como o carbonato de sódio e de potássio, que em contato com a gordura ….. saponificam, ou seja, viram sabão. Uhuuu. Milagres da química e do conhecimento antigo que fez sabão assim por séculos a fio.

Pausa. Ó. Nem tudo é uhuuu. Faz três dias que caí de cama por uma quase intoxicação com fumaça de fogueira. Sim. Isso existe. E para adultos que já foram criancinhas asmáticas como eu, vou dizer…. não é nada agradável. Credo. Então tomem cuidado por aí ( tudo bem que eu fiquei queimando madeira uns 4 dias seguidos aqui em casa, então exagerei mesmo 😂. )

Crises inflamatórias do sistema respiratório a parte, fazer o sabão é mais simples que acender a fogueira.

Você pega a cinza, deixa ela de molho em água de um dia pro outro e COA essa cinza num pano. Essa água o povo chama de “dicoada”. É o sopão de substâncias alcalinas que a gente precisa pra fazer sabão.

Água dicoada pronta, você aquece a gordura numa panela ( uso banha de porco caipira reaproveitada da @enotecasaintvinsaint , já filtrada pra limpar bem ) e vai despejando a água nessa banha morna. Começa a ferver, a banha muda de cor, fica mais branca, e depois de muitas horas de você “pingando” essa água coada na panela ( fácil vai uns 5 litros pra cada 500g de gordura ), reduzindo, reduzindo, reduzindo….. você acaba com um “creme” cinza escuro, borbulhante, já meio com cara de sabão. Ô emoção.

Deixa amornar, coloca em potinhos ou em forminhas, e dia seguinte: voilá. Sabão de cinzas.

Ele é mais molinho e não é dos mais cheirosos do mundo ( tem cheiro de nada ) então coloquei umas gotas de óleo essencial do que eu tinha aqui pra deixar mais frufru. Mas não precisa.

Lava uma louça que deusolivre e benzadeus, pra peles sensíveis é ótimo também. Tem quem use pra queimaduras e dermatites.

1/7/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas