Comida

Mangaritos.

Mangarito: tubérculo que parece uma ‘batatinha’, mas não é uma batatinha. Miúdo, é parente dos inhames e das taiobas, e já era utilizado por em terras tupiniquins bem antes da chegada dos portugueses. Chamado de ‘taro americano’, nasce na Mata Atlântica, no cerrado e também em outros países como Colômbia, Bolívia, México, Panamá e outros países da América do Sul e central.

Foi deixado de lado pois rende pouco e as batatinhas são pequenas:  pouco a pouco foi substituido, na nossa dieta, por espécies mais comerciais. ‘Quem come nunca mais esquece’, é o que se diz dos mangaritos.

A colheita dele é feita nos meses de frio. Por aqui, as folhas já estão começando a amarelar, sinal de que logo logo eles estarão no ponto para sair da terra. Teremos Mangaritos na colheita de inverno.

No dicionário: man·ga·ri·to

sm. BOT

1 Denominação comum a diversas plantas do gênero Xanthosoma, da família das aráceas, cultivadas como ornamentais e pelos tubérculos e folhas comestíveis; coco-de-nazaré, mangará, mangará-mirim, taioba, taiova.

2 Planta herbácea (Xanthosoma sagittifolium), da família das aráceas, nativa das regiões tropicais das Américas, de folhas grandes, ovaladas, com aproximadamente 50 cm de comprimento, e bem largas.

3 Planta herbácea (Xanthosoma riedelianum), da família das aráceas, nativa do Brasil, de folhas sagitadas, com cerca de 15 cm de comprimento, espata branco-esverdeada e espádice branco bem menor que a espata.

16/7/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas