Dicas de lugares, Vinhos

Vinho de jabuticaba y otras cositas más.

Ah, gente, vai dizer que o povo ainda acha que legal mesmo é só fermentar uva? Tem tanta fruta legal e tanta bebida interessante pra fazer e pra tomar.

Vinhos e espumantes de jabuticaba, de maçã, de frutas locais, de mandioca, de cajú. Nossos aluás, nossos caxiris, nossos “vinhos” de fruta que pipocam em nossos interiores.

Esse aqui é um “vinho” de jabuticaba ( já com alguns anos de garrafa, afinal os vinhos de jabuticaba tendem a ser beeeem tânicos ) cultivaras em permacultura e de fermentação espontânea, da @terraguayi .

Escrevo “vinho” com aspas pois segundo a nossa legislação vinho é feito só de uva – mas uso aqui licença poética pra chamar de “vinho”, assim aspeado, também alguns outros fermentados de frutas.

Alguma coisa contra o vinho, depois de quinze anos trabalhando na área e bebendo? Claro que não. Mas o mundo é muito maior do que a própria uva, e vamos lembrar? A Europa e os países onde o vinho surgiu ( como a Geórgia ) fermentam uva desde sempre pois lá ela é fruta local, tem bastante açúcar e leveduras, e é abundante.

Muita gente Brasilzão afora continua fazendo “vinhos” de outras coisas que não uva, afinal, muitos deles são super tradicionais e mais antigos do que o próprio vinho em si ( sem aspas ).

Mas já existem, mesmo pra gente que é bicho de cidade grande, opções muito legais.

Os meninos da @ciadosfermentadosfazem espumantes de jabuticaba, cidras e fermentados de um montão de frutas. Estão testando caxiris de mandioca com frutas como açaí e pitanga.

A @casadeieda faz aluás ( fermentados de abacaxi ) pra quem senta lá com eles no restaurante.

A @marina.santos.vin está com fermentados de mel e frutas nativas lá no projeto @seiva_projeto .

A @alquimistadacaatinga está fazendo fermentados de cajú, e por aí vai.

Tem mais sugestões de fermentados naturais legais por esse Brasilzão afora?

Me manda. Vai ser um prazer divulgar. E nos próximos posts vou falar um pouquinho da história dessas bebidas aqui em território brazuca.

28/6/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas