Comida

Panqueca de levin


Hoje uma das minhas aulas de cozinha para um aluno lá de Portugal ( online, lógico ) foi de reaproveitamento na cozinha, e o levain entrou no meio, pois ele ( assim como muita gente ) fica com dó de jogar fora o “descarte” quando refresca ou alimenta o fermento, principalmente na primeira fase.

Panqueca de levain que iria pro ralo? Sim. Não tenha mais peso na consciência, faça panquecas com o que não viraria pão . Dá pra fazer bolo de fermentação natural também, mas ensino outro dia.

Lá em Portugal fizemos com espelta, mas aqui passo a versão brazuca com fubá, bem mais minha-terra-tem-palmeiras-onde-canta-o-sabiá.

Ingredientes:

125g de fubá de milho crioulo
200ml de água
2 ovos
60g de manteiga ou óleo
1 pitada de sal ou de melado
125g de ‘levain’ que seria descartado

Modo de preparo:

Dissolva o levain na água, acrescente a farinha, o sal – e se quiser ela mais docinha, o melado. Deixe descansando por algumas horas na geladeira. Tire da geladeira, junte o resto dos ingredientes em um liquidificador e bata até que fique uma massa lisa. Em uma frigideira pré aquecida com um fio de azeite, vá colocando pequenas porções da massa, deixe dourar e vire para que bronzeie do outro lado.

Quer fofinha? Coloque uma colher de chá de bicarbonato + uma colher de vinagre de maçã.

Mais gostosura? Manteiga fermentada + mel cru ou geléia por cima para finalizar…. e um bom coadão junto.

28/6/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas