Comida

Iogurte natural da Marurú, minha cabra.

    

 

Iogurte natural da Marurú. Marurú é uma das nossas cabrinhas.

Pra fazer, misturei 1l de leite com 109g de iogurte já pronto ( usei matsoni, uma cultura georgiana, mas pode usar Kefir ou qualquer outra cultura que você tenha – de preferência não industrializada ).

Os micro-organismos que “fazem” o iogurte gostam de trabalhar numa certa deixa de temperatura. Por isso pra fazer iogurte a gente tem que manter a mistura numa estufinha. Isso garante o sabor adocicado e também a cremosidade.

Aqueci o leite bem lentamente, pra reduzir e concentrar os açúcares, até 90 graus. Não pode ferver ( um deles que esqueci no forno ferveu e como já estava na geladeira faz um tempinho e começando processos fermentativos, virou uma espécie de ricota ).

Desliguei quando chegou 90 graus e esperei amornar até 45. Adicionei o iogurte.

O grande truque é manter esses 45 graus durante umas 8 horas, pros tais dia micro-organismos que deixam o iogurte com cara de iogurte conseguirem trabalhar em paz. Muito mais ou muito menos já chega outra galera pra fermentar o leite, e a cremosidade, a doçura e a acidez vão pra outro caminho.

Você pode comprar uma iogurteira. Você pode fazer uma estufa com caixa de isopor de praia e lâmpada ( só procurar no Google ).

Ou pode fazer que nem eu e colocar seu pote de vidro bem enroladinho em manta térmica, cobertor, toalha, aquelas bolsinhas térmicas de legume ou de vinho…. e deixar no forno pré aquecido durante uns minutos e depois desligado, durante as oito horas. Não fica uma temperatura estável de 45 graus nem com reza brava, mas funciona.

Ah, e um termômetro sempre ajuda.

Leite de caixinha e iogurte de mercado funciona? Funciona. Mas leite de caixinha não é leite de verdade e não tem nenhum benefício pra saúde – pelo contrário, é um produto que faz mal pra nossa saúde, pra saúde das vacas do mundo e pra saúde do meio ambiente. Daí o rolê todo perde o sentido.

#fazendopracomerdepois

30/6/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas