Conserva lática de pimenta verde.
Conserva lática de pimenta verde, gengibre, alho, semente de coentro.
Aqui foi pilada com um tantinho de água de coco ( nunca fiz, vamos ver no que dá ), gengibre, sementes de coentro. Do peso total, 2% de sal. Pote fechado durante alguns dias, abrindo de vez em quando pra tirar o excesso de ar ( começa a espumar mesmo ), e voilá. Temos uma pimenta saborosíssima, com todos os benefícios dos alimentos fermentados. Muito mais divertido, saudável e barato do que comprar molho pronto, que além de tediosos já vem com 654 aditivos junto.
Ah! Fermentação lática não tem nada a ver com leite, tá? Bactérias láticas estão presentes, por exemplo, nas cascas dos vegetais, e são responsáveis pela formação de ácido enquanto quebram os açúcares. É esse ácido que dá o gostinho azedo característico das conservas de pepino, chucrute, presentes principalmente no norte da Europa, leste Europeu e países mais pra lá ainda, como Georgia e Armênia.
🌱 PRA SABER MAIS:
📍Tem um montão de receita de alimentos fermentados aqui no meu blog e pra quem quiser se aprofundar no assunto, lá também tem um montão de dica de livros e perfis de gente que entende bem mais do que eu sobre fermentações: @ciadosfermentados , @sandorkraut , @pascalbaudar .
📍meu podcast tem já vários episódios falando sobre fermentações ( y outras cositas más ). Link nos stories e nos destaques “podcast”.
📍na plataforma da @feiranaturebas tem um zilhão de conteúdos fodões de gente do mundo inteiro falando sobre fermentações de alimentos e vinhos.