Comida

Capuchinhas láticas.

 

Capuchinhas láticas.

Folhas e flores fermentadas das capuchinhas que crescem espontâneas aqui no quintal.

Mesmo processo clássico do chucrutão ( tantinho de sal, amassa, deixa sair líquido, coloca num pote fechado e espera ).

Nunca tentou? Tente. Picante, vegetal e umami.

Sim, dá pra fazer esse tipo de conserva com praticamente qualquer folha, inclusive ramas de cenoura que iriam pro lixo, folhas de beterraba que ninguém sabe usar, folhas feinhas de acelgas que foram comidas por bichinhos e ficaram com furos, folhas de brócolis e couve-flor que ninguém usa mas é tudo primo de couve, alhos porós que ficam rodando na geladeira.

Além do sabor e do valor nutricional extra ( as fermentações geralmente deixam os alimentos mais digestos e nutritivos ) fermentar alimentos sempre uma ótima maneira de conservação, em épocas e lugares sem geladeira ou aditivos conservantes.

Hoje existem muitas técnicas e tecnologias para conservação de alimentos, mas não podemos esquecer que fermentar e conservar, além da saúde e do sabor, nos ajuda a utilizar os ingredientes ao máximo, combatendo o desperdício e dando até uma ajudinha no orçamento: afinal, quanto mais você reaproveita, mais você economiza. Sem falar na criatividade né: faz a gente criar, pensar e sair da rotina massacrante de pensamentos e ações pré fabricadas.

#fazendopracomerdepois

28/6/2021
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas