Divagações

Menu de reabertura da Enoteca.

Foram meses fermentando coisas aqui em casa, de pantufas e pijama ( literalmente, todo mundo viu as fotos ) para esse tão esperado menu de reabertura da Enoteca, pós covidão. Reabriremos dia 18|08.

Esse menu reflete tudo o que passamos. Reflete a introspeção do Outono e do Inverno. Reflete os cinco meses de casa fechada, os perrengues de grana, a venda do nosso estoque de vinhos e alimentos para sobreviver à pandemia. 

É um menu com receitas que marcaram a história da Enoteca, um menu com muitas conservas e compotas e fermentados que fizemos para aproveitar as hortas e não deixá-las morrer, um menu com muito pouca extroversão, e mais introversão, mais carinho com a gente mesmo, mais delicadeza. Com ingredientes de nossos amigos produtores queridos. 

Abrimos a casa com o menu mais restrito, mais sazonal do que nunca, aproveitando essa onda da “presença” que a pandemia nos trouxe, para repensar o que servimos e o que queremos alimentar realmente – aqui no sentido mais amplo –  com tudo isso. 

Na foto, um fermentado de dois meses com mel cru da Bocaina, aroeira aqui de casa, cascas de cítricos que iriam para o lixo. Na medicina oriental é remédio ( koso ), aqui é comida, e a gente usa finalizando o arroz de jabuticabas com cascas ( colhidas no terreno dos meus pais, aproveitando também as cascas ). 

Meio comida, meio remédio, a alimentação está aí pra provar que o que a gente coloca pra baixo da goela impacta não só nossa saúde, mas a saúde do planeta inteiro. 

Engolimos durante muito tempo modos de produção, de consumo e de vida que nos afastaram completamente do equilíbrio e da saúde. O resultado está aí, né. Só olhar o noticiário, só lembrar que ainda estamos no meio do caos. 

Ainda na onda da “presença” que a pandemia nos trouxe, mais do que nunca o ato de servir comida requer consciência. Nutrir é a coisa mais sagrada que temos em mãos, e retomar a autonomia da nossa saúde e da nossa alimentação ( portanto da nossa vida ) é a mais atual forma de anarquia. 

Que venham mais doze anos de Enoteca. 

#saintvinsaint 

#quarentenacriadasolta 

15/8/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas