Divagações

Corona vírus: prevenção e informações, texto de Edgar Otelac.

Essa semana, já que o assunto não é outro, resolvi juntar alguns amigos para publicarmos informações sobre o Corona. Publicarei textos com os devidos créditos. Obviamente que dentro de minha bolha “alternativa” ao sistema, as formas de manutenção de saúde e prevenção são mais amplas. Permanecer saudável é uma construção de modo de vida. Mas em épocas onde nossas falhas em permanecer saudáveis como indivíduos e como sociedade vem à tona, também nos cabe a ações remediadoras e informações mais específicas. Segue texto de Edgar Otelac. 

O Coronavirus, também chamado de Covid-19, é hoje responsável pela contaminação de mais de 95mil pessoas pelo mundo ( segundo a OMS ) e é classificado pela virologia como um “vírus RNA de fita simples positiva”. Segundo  classificação viral proposta pelo biólogo americano David Baltimore1,5 em 1971. Ele é um Classe IV. 

Acontece assim com esse vírus: o processo de tradução do RNA mensageiro ocorre no citoplasma da célula hospedeira – ou seja, no citoplasma das nossas células. Uma vez que o RNA mensageiro é sintetizado, ele se liga aos ribossomos, codificando assim a síntese das proteínas virais1,2,3. As primeiras proteínas sintetizadas são as proteínas estruturais, que atuam na formação da partícula viral, e as tardias são as proteínas não estruturais, que vão participar do processo de replicação viral2,3,4,5. Complicado? Um pouco. Mas estamos explicando isso por um bom motivo. 

Considerando que em todas as fases do ciclo de replicação viral é necessária a participação de enzimas, o uso de qualquer substancia natural ou química capaz de “bloquear” a atuação, em qualquer uma das fases, atrapalha bastante a vida do vírus, fazendo com que não se forme a partícula viral e consequentemente nem sua replicação. 3,4,5.

Entre as substâncias químicas, temos a Hidroxicloroquina (HCQ). Alguns estudos mostram que a HCQ interfere na acidificação lisossomal e a consequente inibição da autofagia, quimitaxia, fagocitose e apresentação antigênica6,7,8,9,10,11,12. Ou seja, interfere em todos esses processos aí, dificultando a formação da partícula viral e replicação do tal do vírus. 

Entre as substâncias naturais que previnem a contaminação pelo Coronavirus, temos o ácido ascórbico ( famosa Vitamina C), funciona como antioxidante , eliminando espécies reativas ao oxigênio ( os também famosos radicais livres). Sua presença no organismo é muito importante nos leucócitos, pois durante o processo de fagocitose e ativação neutrofílica ocorre a liberação de radicais livres – associados ao processo infecioso14,15,16,17, que são imediatamente oxidados e eliminados pela reação com a vitamina C.

16/3/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas