Divagações

Feira Naturebas 2020

A Feira Naturebas é a primeira – e ainda única – feira do Brasil especializada em vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, pouco a pouco se tornando a principal referência sobre o tema na América Latina.

A Feira Naturebas vai para sua a oitava edição em São Paulo e espera cerca 100 produtores de vinho natural, orgânico e biodinâmico, além de mais de 2000 visitantes.

A Feira Naturebas é a primeira – e ainda única – feira do Brasil especializada em vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, pouco a pouco se tornando a principal referência sobre o tema na América Latina.

A feira nasceu em 2013 com o objetivo de aproximar o consumidor final do produtor, sem intermediários, dentro da própria Enoteca Saint VinSaint – um dos pioneiras no trabalho de vinhos naturais no país, em funcionamento desde 2008. Desde então o evento cresce exponencialmente: atualmente recebe dois mil visitantes e mais de 120 expositores, com sede na Casa das Caldeiras, edifício histórico industrial da São Paulo do século XIX.

A oitava edição da Feira Naturebas ocorrerá nos dias  27 e 28 de junho de 2020: além dos expositores de vinho também contará com uma área dedicada aos produtores artesanais de queijos, embutidos, azeites, cafés, chocolates, pães, entre outros. Durante a semana naturebas são também organizados workshops, cursos, palestras, degustações e encontros com os produtores que participam do evento.

A feira não tem fins lucrativos. Os produtores não pagam pela participação e a feira não fica com nenhuma porcentagem das vendas, revertendo toda a venda dos ingressos para bancar a própria estrutura. A idéia é permanecer independente e não depender de investimentos externos. O espaço é livre para que os produtores vendam, exponham, conheçam os consumidores e conheçam novos importadores.

Um pouco da história:

A feira nasceu em 2013 com o objetivo de aproximar o consumidor final do produtor, sem intermediários, dentro da Enoteca Saint VinSaint – uma das pioneiras no trabalho de vinhos naturais no país, em funcionamento desde 2008. Desde então a Feira Naturebas cresceu exponencialmente: hoje são dois mil visitantes e mais de 120 expositores, atualmente com sede na Casa das Caldeiras, edifício histórico industrial da São Paulo do século 19.

Profissionais da área:

A Naturebas abre um espaço exclusivo durante 1h antes do início da entrada do público, para que profissionais da área como sommeliers, donos de restaurante, chefes de cozinha e compradores possam conversar e degustar os vinhos com tranquilidade: o foco é ajudar na dissiminação desses produtos nos principais estabelecimentos do Brasil.

Para quem não sabe, a Feira Naturebas é um evento sem fins lucrativos. A idéia é aproximar você de quem produz ou de quem importa, sem intermediários. Não cobramos absolutamente nada dos expositores, nem ficamos com porcentagem nas vendas – todo o lucro das negociações diretas entre o consumidor e o produtor fica com o produtor.
Os ingressos? Sim, toda a grana arrecadada dos ingressos é revertida para bancar a própria estrutura do evento: aluguel do espaço, mesas, taças, comida, estadia dos produtores, som, material gráfico, e por aí vai. Os idealizadores não recebem pelo trampo, e o trabalho braçal no dia parte é voluntário, parte contratado.

A Enoteca Saint VinSaint

A Enoteca Saint VinSaint foi fundada em 22 de Janeiro de 2008, sendo pioneiros no movimento de vinhos com naturais, orgânicos e biodinâmicos no Brasil. Trabalham com insumos 100% orgânicos e artesanais, provenientes das próprias hortas orgânicas ou de pequenos produtores ao redor do estado de São Paulo, respeitando a sazonalidade, a sustentabilidade e o resgate de tradições alimentares.

 Lis Cereja

Lis Cereja é formada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – USP e Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Proprietária da Enoteca Saint VinSaint, é co-fundadora da Feira Naturebas, dos projetos Criado Solto e do documentário FreeRangePeople. É membro consultor do Núcleo de Direitos Humanos da Comissão de Direitos Humanos – OAB/SP. “Superdicas para Entender de Vinhos” foi seu primeiro livro publicado pela Editora Saraiva. “Vinhos Naturebas” e “Receitas do Brunch da Enoteca” são seus últimos livros online. Publica em seu blog e em seu perfil pessoal ( @liscereja ) tudo o que experimenta, pesquisa e aprende sobre vinhos, gastronomia, viagens, saúde e sustentabilidade. 

Importações para o Brasil:

Ao longo dos anos a feira também adquiriu, além da aproximação consumidor final/produtor, um caráter de estreitamento da relação entre produtores e importadores/distribuidores. 

Aproximadamente *10%* dos expositores presentes na feira não possuem importação para o país, utilizando o espaço para divulgação da cultura e tradições, além de contatos e negociações com novos importadores/distribuidores. 

Na última edição, em 2019,  mais de *30%* dos expositores que não tinham importadores no Brasil conseguiram parceiros comerciais e agora podem exportar os seus vinhos para o mercado brasileiro.  

Com o objetivo de aproximar o consumidor do vinho natural e produtores artesanais, nunca foi cobrado nenhum valor de espaço desses expositores. A feira não tem fins lucrativos e apenas a venda dos ingressos banca toda a estrutura: a idéia é permanecer independente de investimentos externos. O espaço da feira é *livre* para que os produtores vendam, exponham e conversem pessoalmente com os visitantes. 

Profissionais da área:

A Naturebas abre um espaço exclusivo 2h antes do início da entrada do público, para que profissionais da área como sommeliers, donos de restaurante, chefs de cozinha e compradores possam conversar e degustar os vinhos com tranquilidade: o foco é ajudar na disseminação desses produtos nos principais estabelecimentos do país. 

A Feira Naturebas ao longo dos anos:

1ª edição: 100 visitantes e 17 expositores.

2ª edição: 200 visitantes e 25 expositores.

3ª edição: 400 visitantes e 40 expositores.

4ª edição: 400 visitantes e 58 expositores.

5ª edição: 600 visitantes e 64 expositores.

6ª edição: 1000 visitantes e 104 expositores. 

7ª edição: 1800 visitantes e 127 expositores.

Onde, como e quando?

27 e 28 de junho de 2020

Casa das Caldeiras

Avenida Francisco Matarazzo, 2000 – 

Água Branca, São Paulo, Brasil.  

contato@feiranaturebas.com.br 

www.feiranaturebas.com.br 

@feiranaturebas

4/1/2020
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas