Divagações

Café & Banheiro

Assuntinho engraçado que uns amigos me perguntaram um dia, eu não sabia o que responder, e fui dar uma fuçada. Por que raios a vontade de ir no banheiro depois de tomar café?

Bom, isso muda muito de pessoa pra pessoa, mas aparentemente a cafeína estimula mesmo o sistema nervoso central (SNC) e também diretamente o próprio cólon. Estimulando o SNC, a digestão dá uma acordada, e os processos se aceleram. A teofilina e a xantina estimulariam os movimentos peristálticos, que são as contrações do cólon responsáveis pela exceção. Então, principalmente pela manhã, horário que o corpo naturalmente elimina o que tiver que eliminar, a reação tomar-um-café-e-ir-correndo-pro-banheiro pode ser realmente verdade… mas existem várias teorias. De que são componentes no café que não só a cafeína, e também que a temperatura influência mais do que tudo nesse processo cozinha-banheiro. Muitos estudos mostram inclusive que, aparentemente, a cafeína não é a “vilã” da história, nem mesmo a temperatura – senão o fenômeno banheirístico aconteceria com chás, sopas e etc. As xantinas aceleram mesmo o metabolismo, mas a culpa do treco todo pode estar mesmo no caráter ácido do café. Acidez faz o estômago liberar gastrina, e essa sim estimula o peristaltilmo intestinal.

7/8/2019
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

11. 3846 03 84

Não aceitamos cartões de crédito e cheque - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu