Receitas & Ingredientes

Maca peruana cremosa com especiarias.

Hoje tem “estréia” da maca peruana cremosa no menu de bebidas de inverno do brunch da Enoteca.

Aqui fazemos com leite de coco, gengibre, especiarias e maca peruana, pra ficar quentinha, cremosa e espantar a friaquinha de inverno.

A maca peruana já entrou na fama dos superalimentos faz tempo – aliás, faz tempo mesmo. Já era considerado um pãtza alimento na época dos Incas, e até antes deles. Pra ter uma idéia, a maca era oferecida para os deuses e também usada em rituais religiosos, além de seu uso em diversos níveis e formas aumentar a energia, resistência, foco, concentração, disposição, bem estar, vitalidade….. e a fertilidade.

Sim, ela é considerada por muitos também um belo afrodisíaco – afinal, é energética, tônica e revigorante, o que dá uma energiazinha extra pra gente gastar… bem, como a gente bem entender, né povo. Além disso é considerada um “adaptógeno”, ou seja, um tipo de regulador de energia física e mental.

De nome científico Lepidium meyenni Walpers, a maca é uma raíz andina e pertence à família das brassicas, e ao gênero Lepidum. Seus parentes mais próximos são a mostarda, o rabanete, o nabo e o repolho.

Antigamente se colhiam todas juntas, mas hoje já se separam em maca negra, amarela e vermelha, todas maomeno com os mesmos efeitos em geral. Riquíssima em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, ácidos graxos e aminoácidos, tem a vantagem imensa de ser um alimento energético…. sem ser extremamente calórico.

#saintvinsaint

#brunchdaenoteca

20/7/2019
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

11. 3846 03 84

Não aceitamos cartões de crédito e cheque - Recomendamos reservas antecipadas - Mesas acima de 6 pessoas somente com reserva prévia de menu