Comida

O que fazer com seu leite cru

13559072_1064342316935982_5467732334107382228_o
Você arranja um monte de leite cru, fresco, e creme de leite fresco também. Seja num produtor legal, seja numa viagem, seja numa feirinha de orgânicos.

O problema hoje do leite cru é que você às vezes consegue uma batelada e depois fica sem durante um tempão. Todo mundo sabe o motivo: não se pode comercializar. Nem servir.

Nosso querido país ainda considera leite cru “inseguro”. E o de caixinha com um monte de aditivo dentro, que veio de vacas pra lá de maltratadas, “seguro”. Leite de caixinha não é leite. E realmente não faz nenhum bem à saúde. Eu, se não tenho leite cru, não bebo.

Fato é que nenhum ser humano consegue consumir litros e litros de creme de leite de uma vez ( nem deveria, tudo em excesso faz mal ), então o que fazer para não deixar estragar e mesmo assim aproveitar ao máximo esse ingrediente pra lá de saudável e, infelizmente, hoje em dia, tão raro?

– beba ele fresquinho. Pros tarados por leite, que nem eu, não tem coisa melhor. Puro, com canela, com Matcha, com cúrcuma e gengibre, com mel cru, com cacau…. Só não vale exagerar na dose. Ok, uma vez na vida outra na morte pode exagerar sim. Eu, pessoalmente, por conta das propriedades nutricionais e adaptação à digestão humana, prefiro o leite de cabra, depois de búfala, depois o de vaca.

– congele o leite em porções que você pode depois descongelar lentamente na geladeira, para consumir durante os dias seguintes. Congelar ainda é a melhor forma de manter o produto fresco.

– Transforme em iogurte, assim ele dura mais. De quebra, a fermentação transforma os açúcares e ele fica melhor para digerir. Uma forma fácil é fazer iogurte de kefir de leite. É só deixar de um dia para o outro com os bichinhos dentro que o leite no outro dia está já “kefirado”. Fora que o iogurte de kefir tem trocentos benefícios pra saúde. Vale pesquisar.

– Faça queijos caseiros ou ricota. Existem receitas super fáceis, e, novamente, eles duram mais desse jeito. Procure por queijo “panner” e ricota talhada com limão. Duas receitas fáceis, práticas e rápidas de fazer em casa.

– Use em receitas. Tire a Amélia que existe dentro de você e faça bolos, pães, tortas, bebidas quentes, biscoitinhos, o que imaginar.

 

7/9/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas