Café de prensa francesa
Colhendo salsinha e cebolinha, vendo a quantas anda a nova rocinha de milho morado ( uhuuu! ) …. e café peruano orgânico, cusqueño, de prensa francesa, com um cardamomozinho.
É, além de delicioso, segundo a ayurveda essa especiaria ajuda a eliminar possíveis toxinas do café e também da alimentação. Mas falaremos do cardamomo mais tarde.
A prensa francesa surgiu na França, no final do século dezenove, mas foi provavelmente registrada décadas depois na… Italia. Confusões à parte, ela usa um filtro de metal que você abaixa e coa o café, que fica infusionado alguns minutos com água quente.
Vantagens? Além de não usar energia e nem gastar papel de filtro à toa, você consegue um café com todos os óleos presentes nos grãos – coisa que o filtro de papel geralmente retém. Ou seja, café muito mais saudável e sustentável.
Eu sou a viciada da prensa. Faço chás, infusões, cafés, e tenho até uma mini que eu levo pras viagens. Afinal, como vinho, se não tiver um café de bom e orgânico, pra mim não vale a pena tomar.
Pra quem esta se perguntando, sim, na Enoteca só sirvo cafés orgânicos e biodinâmicos. Na prensa francesa ou expresso.