Receitas & Ingredientes

Trigo normal x Espelta

Não uso mais farinha de trigo normal. Estou usando agora só espelta. 

Mas porquê raios substituir a farinha de trigo comum por trigo espelta nos nossos pães? 

Bom, vamos lá. 

O trigo que conhecemos hoje é fruto de décadas de seleção para se tornar mais fácil de cultivar, mais fácil de colher, para dar melhores resultados na panificação, etc. Mas com isso ele também se tornou uma planta frágil, com menos nutrientes, mais dependente de insumos agroquímicos e com uma maior quantidade de componentes capazes de desencadear alergia no nosso organismo. Isso sem contar o índice glicêmico altíssimo, maior até que o açúcar refinado, que acaba dando picos de insulina exagerados e dando uma conturbada no nosso sistema hormonal, controle da fome, saciedade, acúmulo de gordura e saúde em geral.

Obviamente que o problema não é só o que fizeram com o trigo, mas também o superprocessamento ( refinamento ) e o excesso de consumo. Hoje a maioria das pessoas consome trigo ou derivados em todas as refeições, seja ele visível ou invisível ( num pão ou num molho, por exemplo ).

O espelta é da mesma família do trigo, mas é um primo distante. Conhecido como trigo vermelho ou farro, ele é parte do que se chama de “trigos ancestrais”. Conhecido a mais de 6000 anos pelos seres humanos fazedores de pão, ele não sofreu as modificações comerciais que o trigo comum sofreu, portanto, se parece mais com o que era a mesma espécie antigamente, preservando suas características.

O espelta tem sabor amendoado e é super saboroso. Tem mais e melhor qualidade de proteínas, minerais, ácidos graxos e vitaminas que o trigo comum. Ou seja, é mais nutritiva. Tem glúten, portanto não deve ser consumido por pessoas celíacas. De outro lado, o glúten faz pães bem aerados e de bom crescimento, com casca dura e crocante, rústico. Mas por sua estrutura “não modificada” comercialmente, ele é bem aceito para pessoas com alergia ou sensibilidade ao trigo e ao glúten ( que é diferente de ser celíaco ), além de ter um impacto muito menor na nossa resposta glicêmica. 

1/7/2016
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