Comida

Favas

13909038_1089852111051669_881562587423875304_o

Favas!!

Leguminosas que nascem dentro de vagens é que estão presentes na culinária desde antes de romanos e gregos ( que já se divertiam bastante na cozinha com elas ) são diferentes aqui no Braza e nas Oropa. Sim, o que chamamos aqui de favas é diferente do que os europeus chamam de fava. Origem e espécies diferentes.

De qualquer maneira, esses parentes mais ou menos próximos dos feijões tem uma riqueza nutricional e culinária deliciosas. São inúmeros os pratos, desde cozidos, pastas, farinhas, ensopados.

Essas aqui foram dadas de presente por um amigo querido, e foram pro chão já no dia seguinte. Estão ficando lindas. Essa aqui é a fava ( ou feijão de lima, como muitos chamam ) rajada vermelha. Essas espécies brazucas provavelmente tem origem americana mesmo, enquanto as européias tem origem norte africana.

O nome feijão de lima vem provavelmente da época colonial, em que eram levados do Peru para a Espanha, carimbados como vindos da cidade de Lima ( aliás, estou indo pra lá Sábadão!! ). Daí o nome pegou.

Como qualquer grão ou leguminosa, é bom deixar de molho de um dia para o outro, para se livrar das toxinas e deixar mais molinhos ( se bem que eles verdes assim já são super tenros ). Aliás, falando em toxinas, esses tipos de feijões ( ou favas ) não devem ser comidos quando crus, pois tem linamarina, que digamos, é maomeno um cianureto. É, você não vai querer comer eles crus. Demolhe. Cozinhe. E se divirta! Rs

Ricas em ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, potássio, também é muito usada na medicina natural: se diz ótima para combater a fatiga e stress, ótima para o intestino por conta de suas fibras, aparentemente ajuda o sistema cardiovascular, controlam a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue, anemias e infecções. Sim, como a maioria do reino vegetal… Rs

30/7/2016
Comente Compartilhe
×
Contato

Rua Professor Atilio Inocenti, 811,
Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone:
11. 3846-0384

WhatsApp:
11. 95085-0448

Não aceitamos cheque - Recomendamos reservas antecipadas